DNOTICIAS.PT
Regionais 2023 Madeira

Comissão Política Nacional do PAN aprovou acordo com PSD/CDS na Madeira

Partido recusa ter dado "carta branca" a Albuquerque e reafirma protecção da Laurissilva e regulamentação do turismo

Inês Sousa Real esteve na Madeira a apoiar Márcia Freitas no decorrer da campanha para as Eleições Regionais do passado domingo. 
Inês Sousa Real esteve na Madeira a apoiar Márcia Freitas no decorrer da campanha para as Eleições Regionais do passado domingo. , Foto: Miguel Espada/ASPRESS

A Comissão Política Nacional do PAN, na reunião agendada de urgência para a noite desta quarta-feira, aprovou o acordo de incidência parlamentar entre assinado entre a deputada eleita Mónica Freitas e a coligação 'Somos Madeira', que junta o PSD-Madeira e o CDS-PP. 

Em comunicado enviado já de madrugada para as redacções, o partido refere que a ratificação do acordo foi aprovada por uma "ampla maioria", apontando que o acordo firmado é "uma oportunidade histórica para introduzir as causas e valores do partido na governação regional, contribuindo, assim, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, numa Madeira onde a protecção animal seja uma realidade e a proteção ambiental não seja apenas um agitar de bandeira".

Para a Comissão Política Nacional, este acordo, cujo desenvolvimento será acompanhado de perto, para que não 'fuja' das causas do PAN, demonstra "um enorme sentido de responsabilidade", garantido que o partido "irá trabalhar afincadamente para levar a cabo o que propôs na campanha eleitoral".

É reforçado pelo partido que este acordo não é dar carta branca ao PSD Madeira ou ao Dr. Miguel Albuquerque, mas antes defender o cumprimento das propostas que foram apresentadas durante a campanha eleitoral. Propostas essas que passam pela regulamentação do turismo e implementação da Taxa Turística, o Passe-Saúde para os Porto-Santenses, vacinas gratuitas para os animais, apoio à esterilização de animais, actualização dos apoios às rendas de casas, ou a protecção da Laurissilva, entre outros. Comissão Política Nacional do PAN

Falando em "nova etapa na política regional", o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) mantém-se empenhado em "fazer a diferença". "O voto no PAN fez a diferença, e com o apoio das pessoas compromete-se a trabalhar incansavelmente para cumprir os compromissos assumidos e causar um impacto positivo na vida dos madeirenses e porto-santenses", é dito no comunicado.

"Unidos, continuaremos a lutar por um futuro mais sustentável, inclusivo e justo para todos", terminam, sem nada referir sobre a crise na estrutura regional do partido ou sem mencionar Joaquim Sousa. 

Sobre algumas notícias que têm sido veiculada nos últimos dias, o partido esclarece que "carecem de rigor e não reflectem com precisão a realidade dos acontecimentos", sem se referir em concreto que assuntos ou informações são postas em causa e que carecem de maior clarificação.