Madeira

Meia centena de jovens universitários debate economia circular, sustentabilidade, emprego e emigração

Conheça a agenda desta sexta-feira, onde se inclui esta iniciativa promovida pela Associação de Jovens Madeirenses Conectados

A primeira edição deste encontro de jovens universitários aconteceu no ano passado. Hoje começa a segunda edição. 
A primeira edição deste encontro de jovens universitários aconteceu no ano passado. Hoje começa a segunda edição. , Foto: AJMC

Os estudantes universitários madeirenses voltam a juntar-se hoje e amanhã, naquele que é o II Encontro de Universitários Madeirenses (EUMA2023), uma iniciativa da Associação de Jovens Madeirenses Conectados (AJMC).

A edição deste ano, que conta com cerca de 50 jovens inscritos, centra-se na economia circular, na sustentabilidade e na economia da Região. A par disso, conforme deu conta, ao DIÁRIO, Sara Pinheiro, vão ser debatidos vários aspectos relacionados com a visão que os mais novos têm sobre a educação, a empregabilidade e a emigração.

Programa e parceiros do EUMA

A vice-presidente da associação e uma das coordenadoras deste Encontro reforça que, além da componente de trabalho mais teórico, serão muitas as actividades práticas que vão ocupar os jovens inscritos, em sessões que se repartem entre o Museu de Electricidade - Casa da Luz e o Centro de Juventude do Funchal (Pousada da Juventude do Funchal).

Na dinamização dos vários momentos, que incluem, entre outros, ‘speed network’ e palestras, que vão contar com a colaboração de StartUP Madeira, Teatro Metaphora, Europe Direct Madeira, Associação Womaniza-te, entre outros, apelando, cada vez mais, à participação destas novas gerações na vida em sociedade, contribuindo para a sua transformação.

Sara Pinheiro nota que este é o grande evento presencial da associação, que conta pouco mais de dois anos de existência. E embora as inscrições já estejam fechadas, todos aqueles jovens que pretendem uma troca de ideias ou manifestar a sua opinião sobre algum destes assuntos poderão fazê-lo com recurso às redes sociais da AJMC, com a garantia de que poderão ficar a conhecer melhor as actividades desta associação, bem como a dinâmica que lhe é característica em diferentes períodos do ano.

Ao DIÁRIO, a vice-presidente realçou o facto de este encontro juntar estudantes universitários madeirenses que estudam na Madeira, mas também no continente e um pouco por todo o mundo. São ‘chamados’, também, a participar os jovens que vão ingressar este ano no ensino superior, bem como aqueles que, terminada a sua formação, acabam de entrar no mercado de trabalho, sempre com o objectivo de fomentar a partilha de ideias e de conhecimentos.

Participantes no encontro

A escolha dos temas em destaque na edição deste ano resultou de “um debate muito grande em equipa”, notou Sara Pinheiro, enfatizando tratar-se de temas sobre os quais “os estudantes e os jovens madeirenses devem estar a par” para melhor conhecerem “o que se passa na Região”.

“Acho que é fundamental, e essa foi a grande questão que nos colocámos enquanto associação, percebermos o porquê de os jovens não de unirem e não falarem entre eles sobre aquilo que os rodeia”, não se conformando com a desvalorização que diz sentir por parte de gerações anteriores em relação à sua. Sendo os jovens de hoje aqueles que estão mais capacitados e que têm maior e melhor acesso à informação, entende que são se limitam à Internet e ao mundo virtual. “Nós, enquanto jovens, e quando estamos juntos e debatemos diversos temas chegamos a bom porto”, salienta, destacando o mote do encontro deste ano – ‘Vozes unidas são mais ouvidas’.

União dos mais jovens para um objectivo comum

As actividades, no dia de hoje, acontecem no Museu de Electricidade - Casa da Luz a partir das 9h30 até às 17h30; amanhã o evento terá lugar no Centro de Juventude do Funchal, com o mesmo horário de início. Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, vai estar presente na sessão de abertura, agendada para as 10 horas desta sexta-feira. 

Mas a agenda de hoje contempla muitas outras iniciativas: 

Política e Sociedade

Às 11 horas, Helena Leal, vereadora da Câmara Municipal do Funchal, participa na festa de encerramento do projecto ‘Férias Grandes’, promovido pela SocioHabitaFunchal. A iniciativa terá lugar no Parque Ecológico do Funchal.

Às 12 horas, Miguel Albuquerque dá início a um conjunto de iniciativas marcadas para hoje, no Porto Santo. Primeiramente visita as obras de beneficiação do Viveiro Florestal dos Salões; ao final do dia, pelas 18 horas, visita a obra de reabilitação e beneficiação da Zona de Lazer e envolvente da Fonte da Areia; depois, pelas 19 horas visita o Pavilhão Multiusos do Porto Santo, onde arranca a edição deste ano da Expo Porto Santo.

Miguel Albuquerque visita amanhã o Porto Santo

O presidente do Governo Regional estará amanhã no Porto Santo, numa deslocação onde visitará algumas obras de beneficiação efectuadas na ilha e marcará presença na Expo Porto Santo.

Pelas 12h30, o secretário regional de Saúde, Pedro Ramos, visita as instalações da Unidade de Alcoologia São Ricardo Pampuri, integrada que está na Casa de Saúde São João de Deus, no sítio do Trapiche, em Santo António.

Para as 17h30 está agendado o arranque do Festa da Juventude, com a actuação de Pedro Abrunhosa  e de Nininho Vaz Maia, no Parque de Santa Catarina.

Câmara Municipal do Funchal apoia a realização da Festa da Juventude

Foi, hoje, apresentada, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, a Festa da Juventude da Madeira, que decorre no primeiro fim-de-semana de Setembro, no Parque de Santa Catarina, tendo o "apoio logístico" da autarquia, bem como isenção de licenças.

Cultura e espectáculos

Às 18 horas, tem início os ‘Concertos de Verão 2023’, com o Quinteto Laura Silva. A iniciativa decorrerá no Quinta Magnólia - Centro Cultural.

Uma hora depois, às 19 horas, terá lugar a abertura oficial das exposições ‘Pérola do Atlântico’, de Lepatriinu, e ‘A Visão do Esplêndido', de Duarte Nuno Paulini Vieira, na Casa da Cultura de Santana.

Também às 19 horas, decorre a terceira e última edição deste Verão do Sunset Literário, uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos.

Desporto

Pelas 12h30, terá lugar a apresentação do evento internacional de natação OCEANMAN Madeira, no auditório Casa-Museu Frederico de Freitas.

Às 21h30, acontece a Prova Espectáculo da Rampa da Ribeira Brava.

Eleições Regionais

Nas iniciativas político-partidárias inseridas na pré-campanha eleitoral para as Eleições Regionais deste ano, em Setembro, teremos, às 10 horas, uma acção da coligação 'Somos Madeira', numa visita à Casa de Saúde São João de Deus

Às 10h30, a CDU leva a cabo uma iniciativa política sobre a desertificação dos centros históricos, com a participação de Edgar Silva. 

Às 18 horas, o PS-Madeira promove a iniciativa 'À conversa com os Jovens', um encontro que visa discutir com os jovens as soluções do partido nas áreas da Educação, da Habitação e das Políticas de Juventude. Participam nesta iniciativa, Sérgio Gonçalves e Patrícia Agrela. 

Efemérides

Saiba que efemérides marcaram este 1.º dia de Setembro ao longo dos anos: 

1823 - Simão Bolívar chega a Lima e assume a autoridade político-militar.

1914 - São Petersburgo, na Rússia, passa a denominar-se Petrogrado.

1923 - Sismo no Japão afecta as cidades de Tóquio e Yokohama, causando a morte a mais de 150 mil pessoas.

1939 - Começa a II Guerra Mundial. As forças nazis de Adolf Hitler invadem a Polónia.

1973 - Guerra Colonial. Pela primeira vez, o presidente do Governo, Marcelo Caetano, admite que foram "cometidos excessos" na localidade de Chawola, Moçambique.

1983 - Guerra-fria. Um Boing 747 das linhas aéreas sul-coreanas é abatido por um avião de combate da URSS, ao entrar no espaço aéreo soviético. Morrem 269 pessoas.

1985 - São descobertos os primeiros destroços do Titanic. A popa do navio é a primeira metade a ser encontrada.

2022 - O português Diogo Ribeiro conquista a medalha de ouro nos 100 metros mariposa dos Mundiais de juniores de natação, que decorreram em Lima, no Peru.

Pensamento do dia

A inveja é um vício sórdido e mesquinho. Kingsley Amis (1902-95), escritor inglês.