Madeira

Processo Social do Utente restabelecido no SESARAM

Mais um passo rumo à normalidade do Serviço Regional de Saúde após ataque informático

None

No comunicado diário relativo ao ataque informático de que o Serviço Regional de Saúde (SESARAM), ocorrido no início deste mês de Agosto, aquela empresa pública da área da Saúde dá conta de que foi restabelecido o acesso ao Processo Social do Utente (PCU). 

Conforme indicado na nota remetida esta tarde às redacções, neste processo incluem-se "todas as informações sócio-familiares dos utentes seguidos pelo Serviço Social do SESARAM, nas unidades hospitalares e centros de saúde".

A funcionar estão, também, os sistemas de gestão da área não clínica. 

Quase um mês depois do ataque, "mantém-se o restabelecimento gradual, seguro, e tecnicamente possível de serviços essenciais para o acesso ao sistema informático por parte dos profissionais de acordo com as instruções técnicas", apontam. 

Relembram, nesse âmbito, que foi implementada uma estrutura tecnológica de contingência que permite acesso gradual aos serviços, um sistema assente num "ambiente controlado e seguro", cuja implementação é gradual e progressiva. 

O SESARAM volta a repetir o apelo aos utentes para que se façam acompanhar de toda a informação que tenham em sua posse sempre que se desloquem a uma unidade de saúde da sua estrutura, bem como a disponibilização, caso possuam, das informações de acesso à aplicação do SNS, de modo a facilitar a prescrição de medicação.