Fact Check Madeira

Albuquerque é um dos políticos mais ricos do país à custa dos madeirenses?

O presidente e candidato do PS-Madeira, Sérgio Gonçalves, afirmou este domingo, no palco da festa de Verão do PS-Madeira, realizada na Madalena do Mar, que “Miguel Albuquerque é um dos políticos mais ricos do país à custa dos madeirenses”.

None

No discurso proferido no palco da festa de Verão do PS-Madeira, realizada este domingo na Madalena do Mar, o líder e candidato socialista madeirense, Sérgio Gonçalves, foi particularmente critico em relação ao presidente do Governo Regional e seu opositor na eleição à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, a realizar-se a 24 de Setembro, ao afirmar que “Miguel Albuquerque é um dos políticos mais ricos do país à custa dos madeirenses”.

Hoje, à margem de visita oficial a uma clínica do Funchal, Miguel Albuquerque recusou reagir à ‘provocação’. “Não vou responder a ataques pessoais” foi a resposta dada aos jornalistas.

A alegada riqueza de Albuquerque foi, no início deste ano, motivo de reportagem na imprensa nacional.

Em Janeiro último, a revista Sábado fez reportagem com a lista dos “políticos mais ricos do país”, a partir das declarações de rendimentos e património que os membros do Governo, deputados e autarcas são obrigados a entregar no Tribunal Constitucional. Cinco madeirenses figuraram nessa lista dos “30 mais ricos” no ranking global, que soma e compara o património imobiliário, as participações sociais em empresas, as contas e os activos financeiros de 328 políticos que cumpriram as suas declarações legais.

Nesse ranking global, Sérgio Marques apareceu como o mais bem posicionado. O ex-deputado do PSD na Assembleia da República surgia em 9.º lugar, com um valor de 1.149.816 euros.

Na mesma classificação, Miguel Albuquerque estava no 16.º lugar, com um valor de 849.737 euros. Segundo a Sábado, o presidente do Governo Regional declarou património imobiliário no valor de 372.579 euros e participações/capital social em empresas no valor de 274.053 euros.

A deputada Sara Madruga da Costa (29.º) e o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado (30.º) fechavam a lista dos ’30 políticos mais ricos’, com 533.293 e 510.536 euros, respectivamente.

Embora não surgindo no ranking geral dos mais ricos, a deputada na Assembleia da República Patrícia Dantas (PSD) teve direito a figurar no 30.º lugar na lista referente ao património imobiliário mais valioso, com 265.790 euros.

Será verdade que Miguel Albuquerque, o presidente do Governo Regional, que é também presidente do PSD-Madeira e candidato a novo mandato na presidência do Governo, é dos políticos mais ricos de Portugal à custa dos madeirenses?