Madeira

"A Região é das zonas mais seguras do Mundo"

Miguel Albuquerque afirma que existe uma sensação psicológica de insegurança que "é manifestamente exagerada"

None

Durante a cerimónia de entrega de diverso equipamento à PSP, que decorreu esta manhã no Comando Regional da Madeira, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, voltou a vincar que a Madeira é das "zonas mais seguras do Mundo".

Os últimos elementos estatísticos que recebemos são importantes para o que estou a afirmar. Os índices de criminalidade por população residente dizem que a Madeira em 2021 tinha 22,1%, ou seja era o número mais reduzido do país, se levarmos em conta que a média nacional foi 29,1% e os Açores 42,9%. Portanto, alguma sensação de insegurança, muitas das vezes psicológica, é algo que é manifestamente exagerado. Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional

O governante salienta que, evidentemente, podem existir "alguns assaltos", mas sublinha que não significam que exista uma maior criminalidade violenta. "Isso não temos ou é diminuta", frisou.

Nesse sentido, Miguel Albuquerque, refere que a "segurança é algo que se concretiza aqui na Madeira", por diversas razões.

"Em primeiro lugar porque vivemos numa ilha, e todas as circunstâncias disso traz uma componente de maior controlo das situações dos comportamentos desviantes ou do crime. Em segundo lugar, porque neste momento não vivemos numa sociedade muito factrurada. Estamos com a taxa de desemprego mais baixa de há 15 anos e isso contribui obviamente para uma maior segurança", esclareceu o governante.

Governo Regional avança com obras em três esquadras na Região

Porto Santo, Machico e Calheta são os concelhos que vão receber as novas infra-estruturas da polícia, que apenas aguardam pelos contratos interadministrativos com o MAI

Sobre a problemática das drogas sintéticas, o chefe do Executivo madeirense afirmou que as pessoas que lidam com estas adições não se constituem como uma ameaça concreta para a sociedade. “Podem gerar essa sensação de ameaça, mas não. São pessoas que têm de ser acompanhadas e tratadas, mais do que olhar para elas como delinquentes. São pessoas que estão afectadas pela esta desgraça destas drogas, vivem na sua dependência, e têm condições de vida constrangedoras, mas isso não significa que sejam uma ameaça para a sociedade”, sublinhou.

O crime violento tem diminuído substancialmente quer no País quer na Região, mas obviamente que isso também se deve ao papel determinante e importante que a PSP tem desempenhado na sociedade” Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional

PSP vai implementar Sistema de Contraordenações de Trânsito na Madeira

No âmbito do protocolo celebrado com o Governo Regional, a Polícia de Segurança Pública da Madeira recebeu, esta manhã, novo equipamento informático e audiovisual, num montante total de 62.500 euros, que irá servir não só para melhorar as capacidades desta identidade, como também para implementar o Sistema de Contraordenações de Trânsito (SCoT).