Madeira

Grandes personalidades reunidas a partir de hoje num Fórum Económico Internacional no Funchal

Paulo Macedo, Presidente da CGD, Egídio Santos, ex-CEMFA de Angola, Luís Rebelo de Sousa, Administrador da AICEP, Pedro Calado, Presidente da Câmara Municipal do Funchal, e Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional da Madeira, são alguns dos intervenientes

Foto Petr Pohudka/Shutterstock.com
Foto Petr Pohudka/Shutterstock.com

O Instituto do Mundo Lusófono (IMLus) está a realizar a partir de hoje e até sábado um Fórum Económico Internacional e de promoção empresarial, com grande parte dos trabalhos a serem centrados amanhã, sexta-feira, 23 de Junho de 2023, entre a Assembleia Legislativa Regional e o Teatro Baltazar Dias, no Funchal.

A sessão de abertura do evento decorrerá hoje, pelas 18 horas, com intervenção do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, e a de encerramento de amanhã, será feita por Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira. Os trabalhos, contudo, são extensos.  

"A iniciativa, promovida pelo Departamento de Estratégias e Desenvolvimento Económico e o Instituto do Mundo Lusófono, tem como objetivo estreitar os laços entre o mundo lusófono e francófono, através de um ambiente que reunirá grandes personalidades de diversas áreas para debater os desafios políticos, económicos, culturais e sociais da atualidade", refere uma nota.

"À semelhança de outras edições organizadas pelo IMLus, este Fórum será o local ideal e de referência para discutir os desafios da Lusofonia económica, as suas perspectivas de desenvolvimento, e as condições económicas, financeiras e jurídicas necessárias à construção de uma verdadeira união económica lusófona", explica a IMLus. 

Assim, os dias 22 e 24 "serão destinados a atividades do âmbito cultural, numa sessão que terá a intervenção do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, e contará com os oradores David Mendes Pinto, Embaixador Tito Mba Ada, João Pestana Dias, Reitor Sílvio Fernandes e outras personalidades, para um debate a partir do livro 'O Devir da Lusofonia', da autoria Isabelle de Oliveira, Professora Titular HDR de Ciências da Linguagem, na Université des Cultures - Sorbonne Nouvelle e Presidente do IMLus".

"Já o dia 23 será dedicado aos temas económicos e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, os oradores Gérald Barbier, Fabrice Lachize, Catarina Sardinha, José Ramos e Xavier Vasques (em representação do patronato francês), que irão debater a importância da cooperação económica em um mundo fragmentado, sob a moderação de Jean-Luc Blouet, Secretário Executivo do Grupo Amizade França-Portugal no Senado francês", refere ainda.

Ainda no mesmo dia, decorrerá "uma homenagem ao mestre Francisco Simões, e na sequência um debate sobre a competitividade da economia da Madeira, com a presença de Paulo Macedo, Presidente da Caixa Geral de Depósitos, Egídio Santos, ex-Chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Angola, Miguel Sousa, Presidente das Cervejas da Madeira, Luís Rebelo de Sousa, Administrador da AICEP, e Vítor Ramalho, Presidente da UCCLA", como se percebe grandes nomes e personalidades presentes.

Conclui o IMLus que este "Fórum é uma oportunidade para discutir o desenvolvimento económico, dando visibilidade às empresas, incentivando e facilitando oportunidades de negócios, além de promover a reunião entre líderes empresariais e futuros parceiros. Uma iniciativa para a qual o contributo de Rui Barreto, da Secretaria Regional da Economia, foi determinante, pela confiança e compromisso que manifesta pelo trabalho que o IMLus tem desenvolvido", elogia.

Eis o programa na íntegra: