Dia da Região Madeira

Rui Abreu reuniu com o Cônsul-Geral de Portugal em Caracas

None

“A comunidade Madeirense tem esperança no futuro da Venezuela. Apesar da situação socioeconómica estar mais difícil do que em 2022, verificou-se uma melhoria generalizada no que respeita à segurança”, disse Rui Abreu

O director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, reuniu esta segunda-feira, dia 26 de Junho, com o Cônsul-Geral de Portugal em Caracas, Ricardo Cortes, nas instalações do consulado.

Um encontro que aconteceu no segundo dia de visita oficial do governante madeirense à Venezuela, no âmbito das comemorações do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses, no qual Rui Abreu apresentou cumprimentos ao recém-empossado cônsul-geral.

Rui Abreu na Venezuela para comemorar o Dia da Região e das Comunidades

O director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, chega hoje à Venezuela, para uma visita de 10 dias, no âmbito das comemorações do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses, que se celebra no próximo 1 de Julho.

Sobre a mesa estiveram temas como a segurança e situação económica daquele país sul-americano. “Apesar da situação socioeconómica estar mais difícil do que em 2022, verificou-se uma melhoria generalizada no que respeita à segurança”, adiantou Rui Abreu, sublinhando que “a comunidade tem esperança no futuro do país”.

Rui Abreu e Ricardo Cortes também falaram sobre a comunidade madeirense radicada na Venezuela que, "para além, de estar plenamente integrada, também traz benefícios para a economia venezuelana", destaca a Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa em comunicado de imprensa.

Rui Abreu na tertúlia da Academia do Bacalhau

O director regional das Comunidades marcou também presença na tertúlia da Academia do Bacalhau, em Los Altos Mirandinos, realizada na 'Casa Mi Refugio', no domingo passado, 25 de Junho.

No evento, que contou com a presença de cerca de 200 compadres e comadres, Rui Abreu elogiou o trabalho desenvolvido pela instituição. “A Academia do Bacalhau é a mais antiga instituição de solidariedade social da Diáspora Madeirense. Tem desenvolvido um trabalho notável junto da Comunidade, especialmente junto dos mais desfavorecidos”, vincou.

Por seu turno, o presidente da Academia do Bacalhau Altos Mirandinos, João de Canha, agradeceu ao Governo Regional o "apoio incondicional a todas as obras, actividades e encontros da comunidade", na sua maioria de origem madeirense.

O responsável pela instituição aproveitou a ocasião para sublinhar que a presença dos compadres e respectivas famílias confirma o trabalho e consistência que a Academia do Bacalhau Altos Mirandinos tem desenvolvido ao longo dos anos. “Isto confirma o esforço que fazemos ao nível da solidariedade social interna e externamente, porque o nosso objectivo é conseguir um sorriso das pessoas mais necessitadas”, sublinhou.

No evento houve ainda tempo para um convívio e para a gastronomia, com bacalhau, é claro.