Dia da Região Madeira

CDU promove 1.ª Semana Social na Madeira para antecipar Dia da Região

"Grito dos excluídos e anseios dos marginalizados" é o mote deste inciiativa

None

Na próxima semana, entre os dias 26 e 30 de junho, antecedendo o Dia da Região, a CDU promove na Região Autónoma da Madeira a Semana Social/2023, a primeira do género associada à iniciativa política do partido. O tema previsto para 2023 é o "Grito dos excluídos e anseios dos marginalizados".

A CDU explica, em comunicado remetido às redacções, que principal objectivo desta Semana Social/2023"  é "estabelecer um processo de cartografia de casos concretos de violações dos direitos sociais fundamentais nesta Região Autónoma".

Ou seja, "serão apontadas situações concretas em que o grito dos excluídos não é escutado na sociedade a que pertencemos e onde os anseios dos sectores excluídos e marginalizados são menosprezados pela governação", complementa a mesma nota.

São também objectivos desta Semana Social/2023 "compreender e encontrar saídas para as questões sociais, sobretudo dos sectores excluídos e marginalizados".   

Entre as estratégias de intervenção ao longo desta semana, a CDU destaca "a criação de mecanismos de discussões sobre questões sociais em diferentes localidades e a apresentação de reivindicações ou mais especificamente de um 'Caderno Reivindicativo/2023' às entidades e poderes públicos com deveres mais directos na resolução dos problemas e no reconhecimento material dos direitos sociais nesta Região".

O dito "caderno reivindicativo, que resultará desta Semana Social, deverá ser publicamente apresentado no dia 1 de Julho, no Dia da Região.

Nesta Semana Social/2023" também se propõe "a CDU contribuir para a formação de uma nova consciência social".

 A CDU assume como fundamental à interpretação da realidade económica e social: a contradição entre o crescimento econômico e o declínio social, o mesmo é dizer, de um lado, a concentração da riqueza criada e, do outro, a exclusão social. E é com este nexo interpretativo da realidade que importará, na perspectiva da CDU, escutar o grito dos excluídos e os anseios dos marginalizados.

O partido dá ainda conta que a programação das diversas temáticas, problematização social e iniciativas da Semana Social/2023 será diariamente divulgada pela CDU.