Madeira

Projecto de protótipos premiados internacionalmente apresentado por dois jovens universitários

Painel ‘O Mar das Descobertas’ preenche a tarde de hoje na Conferência ‘Portugal e o Mar - a Engenharia Azul’

None

Mafalda Marado e José Pedro Figueiredo, presidente e vice-presidente do Técnico Solar Boat, um projecto universitário que envolve 64 alunos do Instituto Superior Técnico, apresentaram os protótipos criados no âmbito do projecto que começou em 2015 com apenas 8 alunos.

Oradores no painel ‘O Mar das Descobertas’ no âmbito da Conferência ‘Portugal e o Mar - a Engenharia Azul’, a decorrer, hoje e amanhã, no Centro de Congressos da Madeira, no Funchal, os dois jovens universitários mostraram os projectos e resultados das embarcações que criaram movidas a energias alternativas.

Tudo começou com um protótipo movido a energia solar, o ‘São Rafael 01’, embarcação da classe solar com bateria e sistema de dois motores. Embarcação que teve evolução nos anos seguintes, com melhorias nos sistemas mecânicos, tendo em 2019, numa competição realizada no Mónaco, o ‘São Rafael 02’ com mais de 60 a 70 % de eficiência, voo máximo 20 minutos e velocidade máxima 8.5 metros por segundo, obteve o 1º lugar na prova de endurance – 3 horas em prova.

Classificação que viria a ser repetida no último ano com o ‘São Rafael 03’, um protótipo mais robusto.

Este projecto envolve também protótipos movidos a hidrogénio, construção que visa um conceito mais ecológico no objectivo da sustentabilidade.

Cientes que “há mais hipóteses que podem ser mais exploradas e que podem trazer melhores resultados”, revelaram que trabalham já num novo protótipo, o ‘São Gabriel 01’ que esperam ter concretizado em 2025, a ser movido a energia solar mais hidrogénio.

Criar ideias revolucionárias, construir, ao invés de comprar e apostar nas energias renováveis e na mobilidade eléctrica, são desafios do projecto Técnico Solar Boat.