5 Sentidos

Museu de Fotografia da Madeira mostra 'Imagem Foto Corpo Lugar'

Exposição de Lucília Monteiro, com curadoria de Ângela Berlinde, apresenta uma imersão no Arquivo Fotográfico de José de Sousa Monteiro

None

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura, abre ao público a partir das 18 horas desta sexta-feira, 2 de Junho, a exposição 'IMAGEM FOTO CORPO LUGAR'. A mostra, com curadoria de Ângela Berlinde, apresenta uma colecção de fotografias de estúdio do fotógrafo José de Sousa Monteiro (1931-2001), pai da autora Lucília Monteiro (1966), ambos madeirenses de Santa Cruz.

Explorando um período específico de 1950 a 1990, dentro de um vasto universo de 200 mil negativos, o recorte pretende questionar o estatuto do arquivo, trazendo-o para o momento actual de criação e constitui um valioso acervo da história madeirense, em particular do concelho de Santa Cruz, onde o fotógrafo nasceu e fundou nos anos 50 o Estúdio 'Imagem Foto'. Nessa imersão, Lucília Monteiro, filha do fotógrafo, aventura-se a explorar as relações intrincadas entre imagem, fotografia, corpo e lugar, buscando compreender como esses elementos se entrelaçam e se reinventam ao longo do tempo.

Através da exposição em formato de foto-instalação de Lucília Monteiro, o Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente´s convida o público a reflectir sobre a natureza dinâmica dos arquivos e seu potencial transformador na construção de narrativas contemporâneas.

A mostra ficará patente até 19 de Agosto.