5 Sentidos

Exposição 'Guarda-Mar' patente no Museu da Baleia da Madeira

None

A exposição 'Guarda-mar'  estará patente no Museu da Baleia da Madeira, no âmbito do projecto BaleiArte, até ao final do mês de Agosto.

A mostra reúne 10 trabalhos realizados por escolas e instituições sociais que aceitaram o desafio de transformar guarda-sóis em 'guarda-mares', numa chamada de atenção para a preservação do mar, da vida marinha e dos cetáceos.

Pretende-se que estes produtos artísticos contribuam para a informação e divulgação dos cetáceos, transmitindo uma mensagem visual sobre o meio marinho, revelando-se uma forma de mobilizar saberes que permitam influenciar comportamentos futuros.

Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, esteve presente na abertura da exposição. Na ocasião, felicitou o museu por afirmar-se como espaço de ciência, de divulgação do conhecimento e também de interação com os diversos saberes, neste caso com a arte, a criatividade e a capacidade de inovação demonstradas na exposição.

São estes exemplos que provam que a política de destacamento de professores para as diferentes organizações é acertada. Os professores dão qualidade, poder de interpretação e promovem a envolvência dos alunos e das escolas com a comunidade, e os resultados são surpreendentes, como é o caso desta exposição. Jorge Carvalho

"Estas sinergias potenciam e capacitam os conhecimentos dos nossos alunos e cidadãos, porque museu tem estas preocupações ao nível da sustentabilidade e da preservação das espécies, preocupações essas que fazem parte das dinâmicas, quer curriculares quer extracurriculares, das nossas escolas. Assim, estamos todos a contribuir para proteger o nosso mar e todos os seres que nele habitam e, dessa forma, protegermos também a nossa vida", concluiu.

Instituições participantes na exposição e denominação do respectivo trabalho.

EB1/PE do Rancho e Caldeira - “Em cada vaga um sopro de vida!”

Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão de Santa Cruz - “S.O.S. Oceanos”

EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas – “Sonhos no Fundo do Mar”

Estabelecimento Santa Isabel – Lar Residencial para Idosos – “O mar aos nossos olhos”

EB23 do Caniço – “Os Nossos Cetáceos”

EB/PE/Creche do Caniçal – “O maravilhoso mundo dos cetáceos”

Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da Camacha – “Preservando somos todos mais felizes”

Externato da Apresentação de Maria – “A dança dos golfinhos”

EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral – “Sinfonia de Cetáceos”

EB/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro – “O nosso mar”