Madeira

Bruno Sousa toma posse como elemento do Conselho de Especialidade de Nutrição Clínica

None

O nutricionista Bruno Sousa, especialista em Nutrição Clínica, tomou posse, no passado dia 28 de Abril, como elemento do Conselho de Especialidade de Nutrição Clínica da Ordem dos Nutricionistas, para um mandato até 2026.

A exercer a sua actividade profissional no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira EPERAM, Bruno Sousa para este mandato pretende "reflectir sobre uma possível revisão do regulamento das especialidades, privilegiando o acesso à especialidade e a definição dos critérios de manutenção do título de especialista; promover a formação contínua e facilitar o processo de atualização profissional; e promover ações de melhoria dos cuidados prestados em nutrição clínica".

No nosso país, actualmente existem 443 nutricionistas especialistas em nutrição clínica sendo que destes, 11 exercem a sua atividade na Região Autónoma da Madeira.  Para mim, é uma honra e uma grande responsabilidade pertencer a este conselho de especialidade e poder contribuir para o desenvolvimento da nutrição clínica e dos interesses dos nossos utentes. Por outro lado, ser um profissional do SESARAM a estar neste tipo de órgão a nível nacional penso que é uma mais-valia para a região, e uma forma de reconhecimento dos profissionais que o serviço tem.” Bruno Sousa, nutricionista.

O Conselho de Especialidade de Nutrição Clínica é um órgão consultivo da Ordem dos Nutricionistas. Considerando as áreas de especialidade da profissão, existem os colégios de especialidade que são constituídos pelos respectivos nutricionistas especialistas, e que é dirigido por um conselho de especialidade composto por cinco elementos, que entre as suas diversas competências, destaca-se a sua intervenção nos critérios para atribuição da especialidade e dos locais com idoneidade para a realização da especialidade, decidir sobre as candidaturas ao título de nutricionista especialista em nutrição clínica, e promover a formação contínua e outros meios de desenvolvimento profissional na área da especialidade.