Madeira

"Dificuldades no acesso à saúde provam que o GR criou madeirenses de primeira e de segunda"

None

O presidente do PS-Madeira denunciou, hoje, as dificuldades sentidas por muitos utentes no acesso à Saúde, acusando o Governo Regional de ter criado “madeirenses de primeira e de segunda”.

Em conferência de imprensa junto ao Hospital Dr Nélio Mendonça, Sérgio Gonçalves afirmou que as listas de espera na Saúde duplicaram desde que Miguel Albuquerque é presidente do Governo, dando conta das mais de 20 mil cirurgias em espera e dos milhares de consultas por realizar. “Este Governo tem criado madeirenses de primeira e madeirenses de segunda, sendo que apenas quem tem dinheiro é que tem acesso ao sistema de saúde no privado”, criticou.

O líder dos socialistas adiantou que têm sido várias as soluções que o PS tem apresentado para este problema, insistindo na necessidade de serem definidos tempos máximos de resposta garantidos. Conforme explicou, esta seria uma forma de dar previsibilidade aos doentes sobre quando poderão ver a sua situação resolvida – e, no caso de esse tempo se esgotar, poderem recorrer ao privado a expensas do público – ao mesmo tempo que permitiria aos utentes conhecerem a sua posição na lista de espera, conferindo maior transparência ao Serviço Regional de Saúde. 

“Este governo é marcado por uma opacidade e por uma falta de transparência gritantes e as pessoas não têm acesso ao sistema de saúde nem informação sobre quando é que poderão ser atendidas”, disse Sérgio Gonçalves, adiantando que amanhã será debatida no Parlamento a proposta socialista para a introdução dos tempos máximos de resposta garantidos.

Como alertou, há pessoas cujas condições clínicas são graves e que se arrastam durante meses ou anos, sem qualquer resposta por parte do Serviço Regional de Saúde e do Governo Regional, que “diz várias vezes que investe como nunca em meios humanos e financeiros, mas que não faz o básico, que é tratar das doenças e dos problemas dos madeirenses