Madeira

"PAN sonha com escola onde caibam todos os sonhos do Mundo"

Partido esteve reunido com o Sindicato Democrático dos Professores da Madeira

None
FOTO PAN

Uma delegação do PAN reuniu-se com o Sindicato Democrático dos Professores da Madeira.
Um encontro que serviu para trocar ideias, sobre o actual estado e o futuro da educação na Região, ao nível das aprendizagens e do trabalho dos docentes na Madeira".
As "perspetivas de futuro que se auguram para a escola pública na Região", também foram discutidas.

"O PAN sonha com a escola onde caibam todos os sonhos do Mundo", pode ler-se no texto enviado à comunicação social, que descreve como seria este sonho:

1. – Onde os alunos tenham um ambiente de tranquilidade e segurança para crescerem, onde o desporto as artes e as ciências andem de mãos dadas com as línguas e com a cultura.

2. – Onde a alimentação seja de qualidade, e os materiais escolares e os transportes sejam gratuitos.

3. – Onde os professores tenham tranquilidade para ensinar, sem estarem imersos em burocracia e vejam as suas carreiras respeitadas – SEM COTAS (que transformam excelentes em bons ou mais ou menos), com planos de reforma que permitam rejuvenescer a classe e permitir a entrada e a estabilidade de vida dos jovens professores.

4. – Onde os assistentes operacionais e técnicos tenham planos de carreira e remuneratório que valorize e dignifique profissionais essenciais para o bom funcionamento da organização escolar.

5. – Onde o potencial transformador da Educação permita responder a necessidades das crianças e jovens, quebrando ciclos de pobreza, garantindo igualdade de oportunidades, combatendo todas as formas de discriminação, permita novos modos de pensar e agir.

6. – Onde seja possível no Séc. XXI reimaginar o papel da Educação, e redefinir o seu papel na criação de um mundo melhor, onde a escola seja efetivamente o elevador social que a sociedade precisa.

O partido informa também quais foram as conclusões do encontro com o SDPM.

"a) No que à carreira docente diz respeito assumiu o PAN o compromisso de tudo fazer para continuar a devolução do tempo de serviço e do reposicionamento da carreira, acabando com as cotas no 5º e 7º escalões. b) Ambas as instituições assumem que sendo a falta de docentes um problema também na Região, importa efetivamente vincular todos os docentes com três anos de serviço completos e encontrar formas de atrair docentes para a região; c) Também no que diz respeito às aprendizagens dos alunos, ambas as instituições analisaram a importância de existir um Plano de Recuperação de Aprendizagens, pois os alunos que tiveram aulas online apresentam dificuldades acrescidas, o que coloca em causa o seu futuro; d) Outro assunto que mereceu a análise dos presentes foi os perigos da digitalização da educação, feita sem base cientifica ou pedagógica e que leva a que as crianças estejam expostas a uma grande quantidade de horas aos malefícios dos écrans. O PAN assumiu o compromisso de acabar com essa mesma digitalização – dos tablets." Comissão coordenadora do PAN-M