5 Sentidos

Quarteto Moritz nas comemorações do Dia do Concelho de Machico

None

Quarteto Moritz e Paz Spínola, juntos em palco para um concerto único, no dia 8 de maio, próxima segunda-feira, às 20h00 no Solar do Ribeirinho, Machico, no âmbito das Comemorações do Dia do Concelho de Machico.

A formação Quarteto Moritz formou-se em 2015 na Associação Musical e Cultural Xarabanda, tem como propósito a prática do braguinha através de repertórios variados, de entre os quais podemos ouvir peças adaptadas e originais, de diferentes épocas e géneros. Assume-se como um novo patamar na valorização deste cordofone da cultura madeirense, valendo-se de diversas influências musicais nacionais e internacionais.

Para este concerto o quarteto recebe como convidada a artista Paz Spínola, que dará voz a dois temas originais de Roberto Moritz. Este convite, segue os moldes do protocolo estabelecido entre o Município de Machico e a Associação Musical e Cultural Xarabanda, para uma temporada artística que envolve em parceria os grupos da associação e músicos/artistas do concelho de Machico. Esta temporada artística iniciou-se no dia 25 de abril, onde a Orquestra de Ponteado convidou os Machestes de Machim, constituindo a Orquestra de Cordofones Madeirenses, para a realização de um concerto com canções de intervenção, nas comemorações do 25 de abril.

Sobre a artista, Paz Spínola, nasceu na década de 70 em Machico e a música surgiu na sua vida desde criança. Desde os seis anos participou em festivais, repetindo-se este tipo de experiências quando jovem adulta, tanto na ilha quanto fora dela, incentivada por mentores bem conhecidos, como professor Carlos Gonçalves, Professora Lígia Brazão, Virgílio Caldeira e Vítor Sardinha. A artista sempre se interessou pelas artes na generalidade e esteve ligada à educação e ao ensino da música em particular, com crianças. Profissionalmente assinou letras de canções dos participantes no Festival da Canção Infantil da Madeira, bem como preparou crianças, vindas da ilha do Porto Santo para participarem neste certame. Durante vários anos, integrou o grupo coral da Associação Grupo Coral de Machico.

O grupo apresenta-se com Roberto Moritz no Braguinha (mentor do projeto), Mário Freitas no Baixo, Lino Alves no Piano, Roberto Moniz no Rajão e nas Violas e Paz Spínola na Voz.

‘Prometem um concerto memorável, num ambiente intimista, apresentando temas originais, tradicionais, eruditos e alguns clássicos internacionais com arranjos atuais, para assinalar esta ocasião especial das Comemorações do Dia do Concelho de Machico’.