Madeira

CDS assume que Governo Regional continua a investir nos sectores das Pescas e do Mar

None

O líder parlamentar do CDS-PP Madeira destacou, hoje, em conferência de imprensa, a aposta do Governo Regional em relação ao sector das pescas e do Mar. Lopes da Fonseca afirma que o executivo madeirense tem conseguido seguir com a sua linha de apoio a estes dois sectores, mas lamenta o corte nos apoios por parte da União Europeia às Regiões Ultraperiféricas. 

O CDS explica que este corte de apoios europeus está ligado à renovação da frota pesqueira e a frota espadeira, sendo que esta falta de apoio também se estende ao Estado, "onde não tem havido solidariedade para com a nossa Região Autónoma, no sentido de apoiar essa renovação das frotas".

Lopes da Fonseca quis salientar a "atitude exemplar do Governo francês que canalizou 65 milhões de euros para a renovação da frota das pescas das suas regiões ultraperiféricas e acrescenta que, o Governo da República nem sequer um cêntimo enviou para a Região no Orçamento de Estado para esta renovação! E, mais uma vez, tem de ser o Orçamento Regional e o Governo Regional a assumir este início da renovação da frota espadeira que vai começar já este ano”.

“Estamos a falar nas lotas, nos postos de recepção do pescado, nos entrepostos frigoríficos, são mais de 7 milhões de euros que o Governo Regional já investiu, ao contrário do que diz o partido socialista quando refere que não há investimento nas pescas”, salienta o líder parlamentar centrista.

O deputado à Assembleia Regional afirma ainda que,  “para o Governo Regional o sector marítimo é crucial, sobretudo para o desenvolvimento da nossa Região, da nossa economia, também para o turismo e, todos os dias, assistimos à existência de eventos com considerável peso internacional, como o 'Madeira Underwater' que se realizou no Porto Santo recentemente e foi um verdadeiro sucesso”.  

 Lopes da Fonseca explana que, de facto, “o dinheiro não dá para tudo, mas reforça que o Governo da República não é nada solidário para com a Região Autónoma da Madeira nesta matéria”.