Madeira

"Estes crimes não têm cor"

None
Fotos Hélder Santos/ASPRESS

Quando se fala de opressão e tirania, não há direita nem esquerda. "Estes crimes não têm cor." A frase é de André Pinção Lucas, do Instituto Mais Liberdade, proferida na abertura da exposição Totalitarismo na Europa - Fascismo, Nazismo, Comunismo, que está aberta ao público no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos.

A exposição, que já percorreu vários países da Europa e cidades de Portugal continental visa "relembrar o passado trágico europeu do século XX", resultante dos regimes totalitários, com o objectivo de que não se repita.

Visa, diz o vice-presidente do Instituto, "educar a sociedade", em especial às gerações mais novas, para que exerçam os seus direitos fundamentais e, assim, evitar que regimes parecidos ressurjam.

A exposição contém um conjunto de painéis com fotografias e textos sobre os países e povos mais atingidos pelo totalitarismo, culpados e vítimas. É, nas palavras de André Pinção Lucas, "uma verdadeira aula de história".

A assistir à 'primeira aula' estão duas turmas de alunos da Escola do Carmo.

Na conferência de abertura da exposição, participaram, igualmente, Leonel Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, e Ricardo Miguel Oliveira, director do DIÁRIO de Notícias.

Veja a fotorreportagem