Madeira

Ribeira Brava regista quebra no número de desempregados

None

O município da Ribeira Brava regista, pelo segundo ano consecutivo, uma quebra no número de desempregados, na ordem dos 28,4%. Em Abril deste ano, havia 523 desempregados no concelho, sendo 218 homens e 305 mulheres, na sua maioria com idades superiores a 25 anos.

Os dados disponíveis no Instituto de Emprego da Madeira apontam para uma quebra no desemprego desde 2019, com excepção para o ano de 2021, que registou um aumento na ordem dos 12,8%, muito por causa da pandemia da Covid-19. Desde então, assiste-se a uma redução no número de desempregados.

Estes dados agradam ao presidente da Câmara Municipal. Através de uma nota de imprensa, Ricardo Nascimento considera que são o reflexo das políticas desenvolvidas pelo seu executivo na dinamização do concelho que acabam por gerar emprego.  Um facto que também contribui para esta diminuição é, segundo o autarca, o dinamismo que se vê pela ilha em que também empregam ribeira-bravenses.

“Obviamente que, enquanto autarca, fico muito satisfeito por perceber que estamos a dar passos certos para o desenvolvimento do nosso concelho, pois quanto mais pessoas estiverem empregadas, melhor para todos”, refere o autarca que destaca os benefícios da sua autarquia para quem quer investir no concelho, nomeadamente a isenção de taxas (no Parque Empresarial), a melhoria de acessibilidades em várias localidades, a celeridade no tratamento dos processos de licenciamento, entre outros, que faz com que a Ribeira Brava seja, cada vez mais, um local apetecível para viver e/ou trabalhar.

Se tivermos em conta que saímos há pouco tempo de uma pandemia, estes números são positivos, embora o nosso desejo seja ver toda a gente empregada".  Ricardo Nascimento

Nascimento acredita que as obras no centro da vila, os melhoramentos que vão surgir e a oferta de mais estacionamentos, vão potenciar ainda mais a Ribeira Brava para a captação de investimento privado e, quem sabe, a instalação de mais serviços e indústria, absorvendo assim mão-de-obra local.