Madeira

Cerca de 50 nómadas digitais participam no 'Porto Santo Nomad Fest 2023'

Nómadas vão conversar com alunos da escola secundária local

None

Cerca de 50 nómadas digitais estão no Porto Santo para uma semana de trabalho remoto, mas também de diversão. o 'Porto Santo Nomad Fest' 2023 arrancou ontem e decorre até ao próximo domingo. Este evento está incorporado no projecto governamental ‘Digital Nomads Madeira Islands’.

Este festival mostra como o Porto Santo oferece um co-work gratuito que serve como um ponto de encontro para trabalhar e conviver, sendo este mais um ponto a favor para que trabalhadores digitais se estabeleçam na ilha. A ilha dourada tem já uma comunidade de nómadas digitais estabelecida, actualmente gerida por Bia Dias. Para além disso, o Porto Santo conta com um novo co-living/co-working chamado Dune Coliving que oferece uma experiência completa para trabalhadores remotos e nómadas digitais, desde acesso à comunidade, infra-estrutura e actividades.

O evento que agora se encontra a decorrer é fruto de parcerias, como é o caso do hotel ‘Vila Baleira’, com o apoio do projeto ’Digital Nomads Madeira Islands', a empresa 'NomadX' e a associação 'Madeira Friends’. "O objectivo principal continua a ser mostrar o potencial da ilha do Porto Santo como um hub perfeito para trabalhar e viver. A ilha dourada tem muito para oferecer, e ao longo desta semana, para além das conferências, partilha de conhecimento e experiências, masterminds, workshops e networkings, irão decorrer também actividades tais como mergulho, jeeps, BTT, padel, yoga, fitness, e muito mais", refere a organização.

A comunidade nómada vai aproveitar a oportunidade para fazer uma visita à Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco e apresentar testemunhos reais de trabalhadores remotos, de forma a mostrar como funcionam e o que são os trabalhos remotos, bem como a potencialidade de uma carreira na área digital no futuro.

"Este tipo de iniciativas não são novidade na Madeira e uma vez que cá estamos, não podíamos perder esta oportunidade", explica Luís Calado. Os participantes são alunos do ensino secundário e 9.º ano de escolaridade e a faixa etária varia entre os 15 e os 18 anos.