Regionais 2023 Madeira

Mortágua quer voltar a eleger na Madeira e ser terceira força nas europeias

None
Foto Global Imagens

A nova líder do BE, Mariana Mortágua, estabeleceu hoje como objetivos voltar a ter representação parlamentar na Madeira este ano e ser a terceira força política nas eleições europeias de 2024.

Estas metas foram estabelecidas por Mariana Mortágua no seu discurso de consagração como nova líder do BE, no encerramento da XIII Convenção Nacional do BE na qual a sua lista à Mesa Nacional teve uma vitória esmagadora.

"Será esta força que irá a votos ao longo dos próximos meses e temos dois objetivos. O primeiro é erguer na Madeira a oposição que Miguel Albuquerque teme, a que não se cala perante esses interesses que abraçam o PSD e o PS Madeira. Haverá uma oposição que leva a sério a vida dos madeirenses, a pobreza, a habitação, a saúde. Essa oposição será a força do Roberto Almada, no Parlamento da Madeira a partir de outubro", disse, perante uma ovação, de pé, da sala.

Mas não foi apenas sobre as eleições regionais da Madeira deste ano que Mariana Mortágua se focou, antecipando já um objetivo para 2024.

"Chegaremos às eleições europeias com o entusiasmo e a determinação de sermos a terceira força para ultrapassar o Chega e a Iniciativa Liberal", disse.

A nova coordenadora bloquista disse que não aceita que "Bruxelas e Frankfurt imponham austeridade, que destruam a possibilidade de uma política industrial ou que decidam que serviços públicos" os portugueses estão "autorizados a ter".

"Não alinhamos em devoções belicistas, não aceitamos as trincheiras da guerra nem nos deixamos condicionar por tiranos que usam o seu poder para o massacre. Queremos o acolhimento fraterno de exilados, refugiados e imigrantes. Queremos a proteção ambiental acima de todos interesses económicos, geoestratégicos e financeiros", apontou.

Mariana Mortágua apontou também que, caso haja uma nova crise política, o BE vai trabalhar pela "recuperação da força da esquerda" que "permita impor um programa que devolva a este país o que a voragem da maioria absoluta lhe tirou, dignidade e esperança".

Apontando que "ninguém em Portugal precisa que lhe digam o que está mal", a deputada bloquista defendeu que "o que conta" é como são resolvidas as dificuldades e que "a esquerda vale pelo seu programa concreto, que é um compromisso" e "esse compromisso é a luta pela vida boa".

E defendeu que a "esquerda de pouco valeria" se "só servisse para constatar a evidência do país que empobrece, para analisar com esmero o que está errado ou para revelar as injustiças da desigualdade".

Mariana Mortágua criticou também o "novo ciclo de incertezas" que Portugal atravessa, "em que se instalou um poder absoluto que só parece preocupado em sobreviver ao dramalhão do 4º andar do ministério, em que, para alguns governantes, as suas carreiras pessoais são mais importantes do que os seus deveres, em que o país é humilhado com decisões arbitrárias e questiúnculas grotescas, em que a política é gerida ao sabor de aprendizes de feiticeiro e 'spin doctors', em que os anúncios de hoje de nada valem amanhã".

"As patologias do poder transformaram a política num entretenimento triste. A esquerda tem de saber olhar para o essencial", salientou.

Sobre a guerra na Ucrânia, um tema que aqueceu o debate durante a convenção, Mariana Mortágua agradeceu as palavras que endereçadas pelo Movimento Social da Ucrânia, destacando que este partido que "resiste com o seu povo contra uma invasão que se anunciou pela reconstituição do império czarista".

"Saibam que apoiamos a vossa luta para defender o vosso país", apontou, manifestando também "solidariedade com todos os ativistas russos contra a guerra e a repressão, bem como com toda a esquerda que se bate em qualquer país do mundo pela democracia, pela representação de quem trabalha, contra a corrupção e a prepotência, contra o militarismo e as guerras".