Madeira

"Em Santa Cruz existe um programa social que tem a sua origem na incapacidade do Governo Regional"

Filipe Sousa reage às críticas de Pedro Ramos a propósito do apoio camarário às pequenas cirurgias

Filipe Sousa, presidente do executivo municipal de Santa Cruz, liderado pelo JPP
Filipe Sousa, presidente do executivo municipal de Santa Cruz, liderado pelo JPP, Foto Aspress

Autarca diz que já foram ajudadas 252 pessoas naquele concelho

"Os madeirenses sabem que se continuam em lista de espera não é por causa de Santa Cruz, mas sim à conta de um Governo que, durante mais de 30 anos ainda não conseguiu criar um sistema de saúde que responda atempadamente às necessidades da população", acusou hoje Filipe Sousa, citado em comunicado de imprensa.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz reagia, assim, às declarações do secretário regional de Saúde e Protecção Civil, no debate potestativo requerido pelo Grupo Parlamentar do JPP, subordinado ao tema “118 mil atos médicos em lista de espera”. Com efeito, na passada quinta-feira, Pedro Ramos criticou o edil santa-cruzense por, no seu entender, promove um sistema discriminatório, que "escolhe os amigos" e gasta "cinco vezes mais do que uma cirurgia custaria no serviço público".

Filipe Sousa desmente e reforça as críticas à incapacidade de resposta do Governo PSD/CDS.

"Ora começa por dizer o Dr. Pedro Ramos que em Santa Cruz existe um subsistema de saúde. Primeiro erro e primeira mentira. Em Santa Cruz existe um programa social que tem a sua origem na incapacidade do Governo Regional em dar uma resposta atempada a quem precisa de uma cirurgia para melhorar a sua qualidade de vida", vinca o autarca do JPP, argumentando que "há casos com mais de dez anos de espera que só foram solucionados porque em Santa Cruz tivemos a responsabilidade e a sensibilidade social que o Dr. Pedro Ramos e os sucessivos governos do PSD não tiveram em relação à saúde".

Nesta linha, o também presidente do JPP dá conta que "já foram ajudadas no apoio às pequenas cirurgias 252 pessoas". "São muitos amigos para uma pessoa só", atira Filipe Sousa.