Madeira

Novo acordo "melhora significativamente" condições de trabalho dos médicos do Serviço de Saúde da Região

None

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS-FNAM) vai assinar hoje, pelas 16h30, no Salão Nobre do Governo Regional da Madeira, um novo acordo colectivo de trabalho (ACT), "que melhora significativamente as condições de trabalho dos médicos do Serviço de Saúde da Região", refere uma nota dirigida à imprensa.

"O SMZS-FNAM vai continuar a negociar um regime de dedicação exclusiva, opcional e majorada, com o Governo Regional", acrescenta. 

"O novo ACT vem reduzir o trabalho normal em serviço de urgência, das 18 para as 12 horas, e a simplificar o processo de avaliação dos médicos, com majoração para os dois biénios da pandemia de COVID-19, em 4 pontos por biénio", revela ainda

De acordo com o sindicato "com a assinatura deste acordo, abre-se caminho para continuar as negociações de forma a implementar um regime de dedicação exclusiva, opcional e majorada, nas quais o SMZS-FNAM está firmemente empenhado". 

"Este acordo foi alcançado na mesa negocial, que juntou ambos os sindicatos médicos, a Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil, a Secretaria Regional das Finanças e o Conselho de Administração do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, EPERAM)", sustenta a mesma nota. 

Para o SMZS-FNAM, "é importante que o Ministério da Saúde, no Continente compreenda a urgência em implementar medidas semelhantes rapidamente, de forma a melhorar as condições de todos os médicos em Portugal e em garantir o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde".