Madeira

Albuquerque critica que Governo invista na TAP mas não chegue a acordo com os professores

None
Foto ASPRESS

O presidente do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, considerou hoje que a situação na educação no continente "é arrepiante", criticando que haja dinheiro para privatizar a TAP, mas que não seja feito um acordo com os professores.

"O que se passa no continente é arrepiante. Nós estamos com miúdos há três anos sem aulas. Eu pergunto: o que é que vai ser da mobilidade social destas crianças?", questionou Miguel Albuquerque.

"Aqui este problema não existe e o dinheiro foi muito bem aplicado. Não aplicámos o dinheiro no capricho ideológico da TAP, não aplicamos o dinheiro noutras palermices onde eles andam a aplicar", declarou.

O líder do PSD/Madeira e presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP) falava na sessão de abertura das Jornadas Parlamentares do PSD, que decorrem hoje e na terça-feira na Assembleia Legislativa da Madeira sob o lema 'Ambição para Portugal. Acreditar na Madeira'.

Miguel Albuquerque salientou que, na Madeira, o executivo insular fez um acordo de recuperação do tempo de serviço dos professores, argumentando que um país como Portugal, "que precisa de fazer a transição para a nova economia, tem de ter professores motivados, escolas a funcionar".

"Nós estamos a pagar erros, estamos a gastar dinheiro em situações absurdas. Este primeiro-ministro [António Costa] nacionalizou a TAP. Vamos meter lá quase 4 mil milhões de euros para depois privatizar e não há dinheiro para fazer um acordo com os professores?", questionou.

"Nós estamos a criar uma fatura em Portugal que vai ser catastrófica. E estou a dizer isto porquê? Meus amigos, os filhos dos ricos estão no colégio francês e estão no colégio alemão, esses têm o futuro assegurado. Agora as escolas publicas da periferia, do interior, sem aulas, o que e que vai ser destes miúdos? Como é que nós vamos ter uma geração preparada?", insistiu.