Mundo

Twitter devolve acesso gratuito à API para alertas de serviço público

Foto AFP
Foto AFP

O Twitter anunciou hoje que vai a devolver o acesso gratuito à Interface de Programação de Aplicação (API) às agências que usam a rede social para transmitir alertas de serviço público.

A interface é um contrato de serviço entre duas aplicações que define como se comunicam e são usadas nomeadamente para fazer chegar de forma automatizada, nomeadamente, informação meteorológica ou de transportes.

Porém, devido aos preços exigidos pelo Twitter, parte deixou de o fazer, com exemplos recentes como o metro de Nova Iorque, que não distribui mais alertas de serviço na plataforma.

A empresa liderada por Elon Musk, numa mensagem hoje, informou que contas verificadas do governo ou serviços públicos que tuítam alertas meteorológicos, atualizações de transporte e notificações de emergência podem usar a API gratuitamente para esse fim.

"Um dos casos de uso mais importantes para a API do Twitter sempre foi a utilidade pública", observou a empresa.

Desde que Elon Musk assumiu a rede social, o Twitter tem procurado novas formas de ganhar dinheiro, principalmente para compensar a quebra na publicidade que ocorre em reação à polémica gestão do magnata.

Em fevereiro, o Twitter anunciou que estava a limitar o acesso gratuito à sua API, usada para uma infinidade de propósitos.