Rali da Calheta Desporto

“Vamos ter luta muito dura neste rali”

None

“Vamos ter uma luta muita dura para os primeiros dois lugares, mas vamos ter outras lutas para os restantes lugares”. Foi desta forma que o Paulo Fontes, presidente do Club Sports da Madeira fez a sua antevisão à 19ª edição do Rali da Calheta que vai para a estrada nos dias 5 e 6 de Maio [sexta e sábado], anunciou há momentos em conferência de imprensa a organização da prova.

Antes o dirigente lembrou o pedido efectuado pelo presidente da Câmara Municipal da Calheta para que “o rali fosse todo disputado no concelho da Calheta, e assim será”.

Das 32 equipas presentes, está confirmado o regresso do Gil Freitas e de Vítor Sá, concorrentes que tripulam o Subaru Impreza WRC e o Citroen DS3.

De resto, Paulo Fontes considerou que o rali será “muito homogéneo, feito para as pessoas assistirem sem terem de entrar nas provas especiais de classificação”.

“Houve um propósito de incluir as estradas regionais, exemplo é Estrela da Calheta e Maloeira, libertando o Parque Empresarial deslocando o centro de operações para freguesia dos Prazeres”, explicou.

“Penso que respondemos ao desejo”, expressou, dirigindo-se ao autarca que estava a seu lado.

Admitiu que a prova deverá afectar as quotidiano das pessoas “mas todo o benefício vai compensar esses constrangimentos”, antevê o dirigente.

“Antigamente pedíamos para virem à Calheta, hoje em dia já é difícil arranjar alojamento”, destacou, elogiando o crescimento do município em termos turísticos. 

Sob a égide do Club Sports da Madeira irá contar com um novo centro operacional mudando para a freguesia dos Prazeres, possibilitando uma maior proximidade entre as várias instalações a serem utilizadas na concretização do evento.

Na Junta de Freguesia dos Prazeres funcionarão o secretariado, direção de prova, resultados, Colégio de Comissários Desportivos e ainda a sala de imprensa. Neste mesmo edifício terão lugar as verificações administrativas, que decorrem a partir das 15h15 de sexta-feira, 5 de Maio.

As verificações técnicas, com início às 15:30 de sexta-feira, 5 de maio, o parque de assistência e o reabastecimento decorrerão no Mercador Abastecedor dos Prazeres. Os reagrupamentos serão realizados em espaço contíguo ao Estádio Municipal dos Prazeres. 

De resto, os 32 concorrentes vão ter cumprir o rali com três secções, a primeira na sexta-feira, todas no sentido para ocidente. A classificativa da Maloeira é totalmente nova que se repete.

A segurança é a principal condição sendo que o encerramento das especiais acontecerá 1 hora antes do arranque ideal e os espectadores ficam proibidos a circular 20 minutos antes da partida do carro 00.

O sistema gps instalado em todas as viaturas, de acordo com a organização, permitirá a melhoria da segurança e de intervenção.

Pedro Araújo, da Federação de Automóvel e Karting, alertou que a par da segurança, haverá um delegado que terá preocupação para a sustentabilidade ambiental.

Também David Gomes, director regional da Juventude e Desporto, afirmou que o desporto é um veículo que ajuda a promover a sustentabilidade ambiental.

Por fim, Carlos Teles, presidente da Câmara Municipal da Calheta, disse que “toda imagem que a Calheta tem neste momento também se deve a este trabalho que sido feito pela organização do Club Sports Madeira”, aplaudindo o novo figurino do rali.

“Atingimos esse objectivo e faz todo sentido fazer o rali dentro do concelho”, frisou, considerando que se deve ao investimento que foi feito pelo governo regional e pela autarquia na construção da Via Expresso e das beneficiações das estradas regionais