A Guerra Mundo

Sunak promete a Zelensky apoio militar britânico a longo prazo

None
Foto  EPA/Carlos Jasso / POOL

O Reino Unido deixou hoje um aviso à Rússia de que vai continuar a apoiar militarmente a Ucrânia a longo prazo, afirmou o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, após um encontro com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Numa resposta à Rússia, que hoje criticou o fornecimento de mais armamento pelo Reino Unido à Ucrânia, avisando que vai causar "ainda mais destruição", Sunak prometeu que "haverá mais apoio no futuro".

"Penso que é importante que o Kremlin saiba que não vamos recuar. Estamos cá a longo prazo. Continuamos firmes na defesa da Ucrânia, não só agora para recuperar o seu território legítimo, mas também para garantir que a Ucrânia terá os meios para se defender no futuro", afirmou o governante britânico a um grupo de jornalistas na residência de campo Chequers Court, a cerca de 60 quilómetros de Londres.

Os dois líderes estiveram reunidos durante cerca de três horas após uma visita inesperada de Zelensky esta manhã ao Reino Unido para se encontrar com o "amigo Rishi". O líder ucraniano destacou a importância dos britânicos na expansão das capacidades militares de Kiev.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).