A Guerra Mundo

Turquia vê progressos para a extensão do acordo dos cereais

O porto de Odessa tem sido o local por onde o escoamento dos cereais ucranianos têm saído desde 2022.   Foto Bo Amstrup/Ritzau Scanpix/AFP
O porto de Odessa tem sido o local por onde o escoamento dos cereais ucranianos têm saído desde 2022.   Foto Bo Amstrup/Ritzau Scanpix/AFP

A Turquia classificou hoje como positiva a última ronda de negociações, encerrada na quinta-feira em Istambul, para a extensão do acordo dos cereais, apesar de a Rússia insistir que os seus intentos não estão a ser atendidos.

"Estamos a caminhar para a conclusão da extensão do acordo dos cereais" ucranianos, disse o ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, citado pela agência de notícias Anadolu.

Os representantes da Ucrânia, Rússia, Turquia e das Nações Unidas reuniram-se entre quarta e quinta-feira, em Istambul, para tentar estender o acordo para além de 18 de maio, data em que expira.

O pacto tem sido renovado periodicamente desde que em julho de 2022, com a mediação da ONU e da Turquia, foi acordado a criação de um corredor pelo Mar Negro, com um centro de coordenação em Istambul, permitindo levar aos mercados internacionais 30 milhões de toneladas de cereais e outros produtos agrícolas.

A este respeito, Ankara assegurou que "evitar a fome significa manter a estabilidade".

O otimismo da Turquia contrasta com o alerta realizado pela Rússia na quinta-feira, no qual o Kremlin diz que esta rodada de negociações terminou sem que vários dos seus pedidos fossem atendidos.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Vershinin, confirmou que os contactos continuarão, mas alertou que Moscovo não agirá "em detrimento dos seus interesses" e que se os pedidos russos para a exportação de fertilizantes antes de 18 de maio não forem atendidos, o pacto deixará de existir.

A Rússia acusa ainda a Ucrânia de bloquear a reativação de um gasoduto de Togliatti-Odesa, paralisado desde o início da invasão russa à Ucrânia.

O Governo russo pediu também o desbloqueio das contas e ativos no estrangeiro de empresas russas ligadas à produção e transporte de alimentos e fertilizantes.

O representante de Moscovo disse ainda que durante esta ronda de contactos em Istambul foi discutida a exigência de que o banco russo Rosselkhozbank seja novamente conectado ao sistema de comunicações financeiras SWIFT, mas referiu que não houve progressos nesse sentido.