A Guerra Mundo

Portugal e Lituânia defendem apoio a Kiev e condições para alargamento da UE

None

O primeiro-ministro português e o Presidente da República da Lituânia manifestaram hoje apoio à Ucrânia, prepararam a próxima cimeira da NATO em julho e defenderam a criação de condições para o alargamento da União Europeia.

Estas posições constam de uma mensagem que António Costa publicou na sua conta na rede social Twitter, depois de ter recebido em São Bento o chefe de Estado lituano, Gitanas Nausèda.

"Preparámos a Cimeira da NATO, que terá lugar em Vilnius em [10, 11 e 12 de] julho, e formas de reforçar a Aliança Atlântica. Reafirmámos a necessidade de apoiar a Ucrânia e discutimos o futuro da União Europeia e e a importância de criar condições para um alargamento", escreveu o líder do executivo português.

Na sua mensagem, o primeiro-ministro adiantou que discutiu com o Presidente da Lituânia o reforço das sanções europeias à Rússia e à Bielorrússia, assegurando que elas não causam danos colaterais na segurança alimentar mundial".

Uma matéria que, segundo António Costa, é "importante para a construção e preservação de uma coligação global a favor da Ucrânia".

O chefe de Estado da Lituânia foi hoje também recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.