Madeira

'Liceu' promove Desfile de Personagens inspirado na obra 'Os Maias'

None

A Escola Secundária Jaime Moniz promove na próxima quinta-feira, 27 de Abril, a segunda edição do Desfile de Personagens do Realismo, desta feita inspirado na obra de Eça de Queiroz 'Os Maias'. 

A iniciativa, inserida no projecto 'Conta-me Histórias', terá lugar no átrio da instituição de ensino das 9h45 às 13 horas. A recriação histórica da obra queirosiana vai caracterizar a sociedade da segunda metade do século XIX através do trabalho de cerca de uma centena de alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação.

Passados cento e trinta e cinco anos, a obra Os Maias continua a ser um documento vivo da sociedade oitocentista. E o que podemos observar no átrio de entrada da Escola Secundária Jaime Moniz? Para além de desfilantes com os trajes de época, poderá ouvir "Belle nuit, ô nuit d'amour", uma barcarola de Ofenbach e "Serenata" do compositor Franz Schubert, pelo grupo de Guitarra e os Cordofones Madeirenses, orientado pelo professor Marco Ribeiro. Depois, poderá ver os concorrentes a dançar ao som da valsa dos Patinadores, de Émile Waldteufel, orientado pela professora Fernanda Coelho. E, no final do desfile, alguns dos participantes irão em desfile até ao Centro Histórico do Funchal. Escola Jaime Moniz

Do desfila culmina um concurso que tem como jurados que vão atribuir os prémios de 'Melhor traje oitocentista', 'Melhor integração de acessórios', 'Melhor interpretação individual' e 'Melhor interpretação de pares ou grupo'.

O júri será composto pela directora do Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal e directora do Teatro Municipal Baltazar Dias, Sandra Assunção de Nóbrega; pelo ex-presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Jaime Moniz, Jorge Moreira de Sousa; pela ex-professora de Português da Escola Secundária Jaime Moniz, Fátima Marques; e pela coordenadora das actividades de Complemento e Enriquecimento Curricular da Escola, Carla Rodrigues.

O projecto conta com diferentes apoios e parcerias: da Câmara Municipal do Funchal e ao Teatro Municipal Baltazar Dias; da Secretaria Regional de Educação |do Ateliê de Costura e do Núcleo de Multimédia; do grupo de teatro da casa, O Moniz - Carlos Varela, das associações do Teatro Bolo do Caco e Associação contigo Teatro; de entidades privadas como - Galerias Savoy, Alberto Oculista, empresa VMT - Catamaran Trips, Restaurante Italiano (Caniço Shopping) e Porto Editora.