5 Sentidos

OCM promove concerto alusivo à Festa da Flor

Fotos OCM/DR
Fotos OCM/DR

No tradicional e especial Concerto da Festa da Flor, que a Orquestra Clássica da Madeira já o realiza desde há 25 anos, a Orquestra apresenta-se com uma proposta fascinante e inspirada pela beleza, cor, harmonia e o perfume das flores e pelo apaixonante programa musical que levará o seu público a mergulhar no drama e no romance do deslumbrante mundo da ópera.

Flores, que transmitem sensações e emoções e inspiram belos momentos para esta tão especial celebração cultural na nossa Região, que se conjugam com a beleza da música, pelas mãos dos dedicados músicos da Orquestra Clássica da Madeira, que neste concerto juntam a encantadora voz da soprano Viktorija Miškūnaitė, num concerto que contará com a direção do maestro convidado Gianluca Marcianò.

É neste especial concerto de celebração da beleza da natureza, com obras operáticas que a Orquestra Clássica da Madeira e o lirismo, a delicadeza e a musicalidade da belíssima voz de Viktorija Miškūnaitė, que o público terá a oportunidade de vivenciar momentos de grandes emoções, com um repertório sinfónico e de algumas árias das óperas mais famosas da história da música clássica, tais como de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, Franz Lehar, Geronimo Gimenez, Agustín Lara, Jacques Offenbach, Guglielmi-Piaf e, ainda, de Leonard Bernstein, Frederick Loewe, Alan Jay Lerner e Ernesto De Curtis.

Após o sucesso da lituana Viktorija Miškūnaitė com a Orquestra Clássica da Madeira em finais de outubro de 2022, a soprano regressa à Madeira para atuar novamente para o público da Madeira. Viktorija, em 2007 foi agraciada com o Reconhecimento Honroso do Primeiro-Ministro da República da Lituânia Gediminas Kirkilas; em 2013 recebeu uma Nota de Congratulações de S. E. o Presidente da República da Lituânia Dalia Grybauskaitė; em 2015, recebeu o Prémio Opera Soloist of the Year pelo seu papel de Manon; e, em 2016, recebeu o Prémio Golden Cross of the Stage.

Por sua vez, o maestro italiano Gianluca Marcianò, que voltará a dirigir Orquestra Clássica da Madeira, tem sido um maestro cada vez mais procurado para dirigir várias Orquestras e elogiado pela Sunday Times pela sua “infalivelmente teatral e idiomática direção".

Para este Concerto da Festa da Flor, a Orquestra Clássica da Madeira apresenta-se com a conhecida exigência profissional que confia nos seus músicos, e com a aptidão e mestria do maestro convidado Gianluca Marcianò, com a plena consciência das expectativas do público, que espera sempre o nosso melhor.

No âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório - Escola das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante.

Quer seja um espetador regular de concertos orquestrais, ou simplesmente à procura de uma experiência diferente, este concerto, que promete cativar e encantar o público, proporcionará um fim de tarde perfeito de (re)encontros, vivências e de fortes emoções para todos.