Fact Check Madeira

Houve algum acidente com um Ferrari durante o encontro que está a decorrer na Madeira?

None

A Madeira acolhe, neste fim-de-semana, uma concentração de automóveis da marca Ferrari, com cerca de 20 unidades. Ontem, ao final do dia, surgiram informações, nas redes sociais, com repercussão em alguns sites de comunicação social, de que um dos automóveis se havia despistado e embatido numa árvore.

Pouco depois, essas informações foram retiradas de tais sites, mas a informação continuou a correr nas redes sociais e a gerar confusão. No entanto, terá havido algum incidente de justifique o surgimento da informação? Vejamos.

Neste momento, está comprovado que a imagem de um Ferrari batido contra uma árvore não foi registada na Madeira, nem sequer no mês corrente. Trata-se uma imagem divulgada no site brasileiro obemdito.com.br, publicada no dia 14 de Janeiro deste ano à 9h38.

O DIÁRIO contactou os autores de obemdito.com.br, que nos confirmaram que a imagem corresponde ao acidente ocorrido em Janeiro, mas não é da sua autoria, tendo sido retirada das redes sociais.

A imagem foi depois usada por alguns órgãos de informação locais como no paranaportal. “Homem perdeu controle de Ferrari e bate em árvore na PR 323’, foi o título utilizado.

No entanto, apesar de comprovadamente a imagem não coorresponder a qualquer acidente registado na Madeira, quisemos perceber se tinha havido algum outro acidente ou incidente, que ajudasse a perceber a confusão.

Contactada ao início desta tarde, a organização do encontro de Ferrari, que está a decorrer, garantiu que não houve qualquer acidente ou incidente, que tenha envolvido os participantes no vento. “Está a correr excelentemente. Os sócios estão a gostar e não houve acidente nenhum.”

É pois falsa a informação de que tenha havido um acidente com um Ferrari da concentração, que está a acontecer na Madeira. A foto que ilustrou a divulgação dessa informação é autêntica, mas foi registada no Brasil em Janeiro deste ano.

“Um dos cerca de duas dezenas de Ferraris, que estão na Madeira, despistou-se durante o passeio de consagração”