Regionais 2023 Madeira

PAN Madeira defende encerramento das grandes superfícies comerciais aos domingos e feriados

None

O grupo de trabalho do PAN Madeira para as questões da cidadania reuniu com funcionários de diferentes grandes superfícies comerciais do Funchal - Santa Cruz e Machico e assumiu o compromisso de propor, na próxima legislatura 2023-2027, o encerramento das grandes superfícies ao domingo e feriados.

"Este grupo de trabalho após ouvir os funcionários, constata que se esta medida fosse implementada, iria principalmente melhorar a vida familiar dos trabalhadores, pois os mesmos teriam um dia fixo por semana em que podem acompanhar os filhos. Viver momentos de lazer junto à família pode reforçar laços, potencializando a sensação de segurança, de confiança e de conforto para todos os membros. Esta medida iria melhorar o desempenho dos funcionários ao longo da semana como também prevenir situações de stress, depressão e situações de burnout", refere através de uma nota de imprensa. 

Além disso, muitos dos trabalhadores que saem muito tarde neste tipo de comercio, a essa hora já não têm transportes para ir para casa. Muitos têm de andar a pedir boleias a colegas e/ou andar longas distâncias a pé para chegarem a suas casas. Também, a procura de novas formas de entretenimento, ajudaria a estimular a vida na Região e principalmente no comércio local2.  PAN Madeira 

Sugere também às empresas regionais que poderem a introduzir a semana de quatro dias de trabalho, pois "há estudos que comprovam que trabalhadores mais descansados trabalham melhor (de forma mais produtiva)". "Ou seja, é possível ser mais produtivo trabalhando menos horas. Tanto assim é que muitos países iniciaram recentemente a implementação da 'semana de quatro dias de trabalho' como em diversas empresas", sustenta. 

E conclui: "Apelamos assim o Governo Regional que sejam pioneiros neste tipo de medidas, pois iria trazer à nossa população uma melhor saúde mental, mais e melhores momentos em família e principalmente tranquilidade a uma classe trabalhadora que muito contribui para a riqueza regional".