Madeira

PAN Madeira pede reunião urgente com Susana Prada

Em causa está a questão da redução da população de coelhos do Porto Santo

None

Seguiu com carácter de urgência o pedido de reunião do PAN Madeira à secretária regional do Ambiente e das Alterações Climáticas, Susana Prada. "sobre a situação relatada hoje relativamente à autorização de ser realizada uma "acção de correcção" para ser reduzida a população de coelhos do Porto Santo".

A Comissão política do PAN está profundamente apreensiva com as situações relatadas, o PAN entende que a Secretária Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, deve explicar com base no que é que tal medida foi tomada, onde estão as avaliações cinegéticas e o que é que correu mal com o repovoamento que foi feito na ilha dourada. O PAN pretende saber se existe algum estudo de quantas unidades poderão ser abatidas e o que é que vão fazer com os animais recolhidos?     Comissão política do PAN Madeira

Em nota enviada à comunicação social, o partido entende que o Executivo madeirense deve esclarecer de forma rápida e clara a situação.

"O PAN lamenta que o Governo Regional tenha uma grande facilidade em mandar matar animais com uma grande ligeireza. Entende o PAN que a forma como tratamos os animais diz muito sobre a sociedade que somos e esta "sanha" de matar que o Governo Regional tem evidenciado ao longo dos anos - com as cabras - com os pombos torcazes - com os gatos - com os pombos urbanos - com as abelhas, etc, etc.. indigna-nos e envergonha-nos a todos enquanto comunidade", pode ler-se no texto enviado.

Secretário vai analisar estragos causados pelos coelhos

O pedido de uma “acção correção” do número de coelhos no Porto Santo, que o DIÁRIO revela na sua edição impressa de hoje, partiu de uma sugestão da secretaria regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural depois dos relatos e encontro com os agricultores afectados.