Madeira

Saloias são um património cultural e "um elemento imprescindível das visitas pascais" na Madeira

None
Foto Arquivo do DIÁRIO. DR

A Biblioteca Municipal do Funchal acolhe hoje, pelas 18 horas, a apresentação do livro 'As Saloias Madeirenses: representações de um património linguístico e cultural imaterial', uma obra da autoria de Helena Rebelo que materializa a investigação acerca do vocábulo ‘saloia’, ligado às visitas pascais.

Em conversa com o DIÁRIO, esta docente da Universidade da Madeira explica que a ideia do livro nasceu há alguns anos, mais concretamente em 1999, quando pela primeira vez assistiu a uma visita pascal na zona da Calheta. "Vi umas meninas, apelidadas de saloias, a acompanharem as visitas pascais. Nunca tinha ouvido falar delas e fiquei intrigada com o nome, porque não compreendia porque eram chamadas assim", disse.

Então a partir desse momento, a curiosidade pelo termo de etimologia árabe, que significa "habitante do deserto" levou a autora a querer procurar mais informação para perceber o motivo deste nome ser dado às meninas que acompanham as visitas pascais na Madeira e no Porto Santo.

Descobri que existem em todos os lugares, em todas as paróquias praticamente. As saloias madeirenses são vistas como um elemento imprescindível das visitas pascais. São importantes para alegrar, para embelezar, e têm um simbolismo de tal maneira que o termo "saloia" ganha nesta situação um valor muito positivo Helena Rebelo, autora do livro

Actualmente não é possível saber o número exacto de quantas saloias existem na Região, até porque como Helena Rebelo explica "elas renovam-se todos os anos".

"Há paróquias em que são duas, três, mas também cheguei a ver locais com quatro, portanto o número vai variando de paróquia para paróquia", esclarece.

As saloias são sobretudo crianças, mais do que adolescentes. Por isso, há sempre crianças interessadas. Por aquilo que fui vendo, pareceu-me que os pais mantém essa vontade e as crianças também. Não me parece que a tradição vá desaparecer. Pode existir um ou outro lugar onde isso possa acontecer, mas no geral penso que continua a existir interesse nas saloias Helena Rebelo, autora

O livro de 158 páginas, das edições Colibri, foi patrocinado por algumas entidades regionais, e conta com uma parte introdutória onde a autora procura explicar o sentido da palavra "saloia" e também tenta contextualizar o tema das visitas pascais e da presença destas meninas. Nas páginas seguintes, de concelho em concelho, desde o Porto Santo e passando pelos vários pontos da ilha da Madeira, Helena Rebelo apresenta a tradição das saloias madeirenses, através do auxílio de várias fotografias, finalizando depois com uma conclusão.

"É um livro essencialmente constituído por fotografias, porque costumam dizer que uma fotografia vale por mil palavras. Aqui é uma palavra, saloia, que vale por mil fotografias", sublinha a autora.

Penso que é um livro que suscita interesse, porque se dedica a uma tradição única regional que até ao momento não foi muito estudada e, por isso, creio que pode ser do interesse de toda a comunidade, pois valoriza uma tradição que em mais lado nenhum lado é possível encontrar. Esta vivência das saloias é realmente algo tipicamente madeirense. Helena Rebelo, autora

A autora Helena Rebelo é docente na Universidade da Madeira (UMa), sendo licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Linguística Portuguesa pela Universidade de Coimbra. Realizou, na Universidade Aberta, uma qualificação em Ciências da Educação.

Na Universidade da Madeira, doutorou-se em Linguística Portuguesa e desenvolveu, na Universidade de Aveiro, um pós-doutoramento. Está ligada ao CLLC da Universidade de Aveiro e ao CIERL-UMa. É membro de diversas associações, incluindo a Associação Internacional de Lusitanistas. Participa regularmente em encontros científicos, tendo múltiplos trabalhos publicados, incluindo livros. Em 2017, recebeu o Prémio Maria Aurora para a Igualdade de Género da Câmara Municipal do Funchal. Desde 2019, dirige o Mestrado em Estudos Regionais e Locais. Entre outras funções, coordena o Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da UMa, sendo vice-presidente da Faculdade de Artes e Humanidades.

OUTROS EVENTOS REGIONAIS:

10h30 - CDU realiza uma acção de contactos com as populações das zonas altas da freguesia de São Roque, designadamente na Zona Alta da Alegria e Caminho da Cova, na zona alta da Bugiaria;

11h00 - PS-Madeira promove conferência de imprensa, coma a presença de Sérgio Gonçalves, no Largo do Chafariz, no Funchal;

11h30 - Cerimónia de entrega de armamento ao IFCN e de diplomas de formação no âmbito do uso e porte de arma de fogo aos novos policias do Corpo de Polícia Florestal, com a presença de Susana Prada, no salão nobre do Governo Regional;

12h00 - Final do Torneio Madeira Jovem, no Estádio da Madeira;

14h30 -  Conferência 'Galen in Renaissance and Early Modern Debates' por Hiro Hirai  investigador da Columbia University, na sala do Senado da Universidade da Madeira;

Investigador da Universidade Columbia vem à Madeira falar sobre Galeno e o seu impacto na embriologia

Um investigador da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, vem à Madeira para falar sobre Galeno e o seu impacto na embriologia. Hiro Hirai vai estar na sala do Senado da Universidade da Madeira, amanhã, pelas 14h30, para a conferência intitulada 'Galen in Renaissance and Early Modern Debates'. Já no dia 17 de Abril, pelas 11 horas, na sala 1.114 vai dar o seminário 'Galen’s on the Construction of the Embryo'.

16h00 - Miguel Albuquerque, visita amanhã, o Lar de São Francisco;

17h00 - Exposição 'Partícula', de Agostinho Santos com a curadoria de Valter Hugo Mãe e com a presença de Eduardo Jesus, na Galeria da Casa das Mudas - Museu de Arte Contemporânea da Madeira;

'Partícula' de Agostinho Santos chega ao MUDAS com curadoria de Valter Hugo Mãe

Mostra é inaugurada esta sexta-feira, pelas 17 horas

17h30 - Miguel Albuquerque visita o V Festival do Rum da Madeira, na Avenida Arriaga;

18h30 - 54.º aniversário da Associação Desportiva de Machico, com homenagem aos sócios de 50 e 25 anos e parceiros da instituição, na sede do clube. Em seguida, pelas 20h30, haverá o jantar de aniversário no Restaurante Pico da Maré Alta;

Associação Desportiva de Machico prepara repleto programa para assinalar o seu 54.º aniversário

No próximo dia 14 de Abril, a Associação Desportiva de Machico celebra o seu 54.º aniversário e tem preparado um repleto programa desportivo e social que irá abranger toda a família tricolor.

21h41 - Super Especial do Rali Município de São Vicente;

EFEMÉRIDES:

1863 - Nasce a primeira rotativa para imprimir jornais com alimentação contínua e automática de papel, impressão nas duas faces e corte automático.

1865 - Abraham Lincoln, 16.º Presidente dos Estados Unidos, é alvejado a tiro no Teatro Ford, em Washington. Morre na manhã seguinte.

1890 - Delegados à Conferência de Washington criam a União Pan-Americana.

1891 - Portugal aprova o primeiro regulamento do trabalho de menores em estabelecimentos fabris.

1912 - O paquete Titanic embate num iceberg, no Atlântico Norte, e começa a afundar-se durante a viagem inaugural.

1926 - O Vaticano cria o Dia Mundial das Missões, que se celebra todos os anos no último domingo de outubro.

1931 - Afonso XIII de Espanha abdica. É proclamada a II República.

1939 - Termina a Guerra Civil de Espanha com a vitória dos insurgentes franquistas.

1944 - II Guerra Mundial. Holocausto. As forças nazis de ocupação deportam cerca de 5500 judeus de Atenas para o campo de extermínio de Auschwitz.

1945 - II Guerra Mundial. Bombardeiros norte-americanos atingem o Palácio Imperial japonês, em Tóquio.

1947 - O general Charles De Gaulle funda o partido RPF, Rassemblement du Peuple Français.

1952 - Os ditadores da Península Ibérica, Oliveira Salazar e Francisco Franco, reúnem-se em Ciudad Rodrigo, Espanha.

1956 - É apresentado o primeiro modelo de videogravador 'Ampex VRX-1000', fabricado pela AMPEX, nos EUA.

1975 - Israel anuncia a produção do novo caça supersónico 'Kfir'.

1981 - O primeiro vaivém espacial norte-americano Columbia termina o voo experimental, na Base Edwards, Califórnia.

1987 - Toma posse, em Lisboa, a comissão instaladora da Escola Superior de Jornalismo.

1988 - É assinado, em Genebra, o acordo que prevê a retirada das forças soviéticas do Afeganistão. O documento é subscrito pelo Afeganistão, Paquistão, EUA e URSS.

            - O Parlamento espanhol aprova a lei da televisão que abre o setor à iniciativa privada.

1989 - Morre, aos 73 anos, o linguista brasileiro Celso Cunha, revisor do texto da atual Constituição do Brasil, a convite da Assembleia Constituinte, em 1987, coautor, com Lindley Cintra, da Nova Gramática do Português Contemporâneo.

1992 - É apresentada, na Sociedade Portuguesa de Autores, a Frente de Solidariedade Cultural, que reúne artistas, escritores e intelectuais, sob o patrocínio do escritor Miguel Torga.

1997 - Dez das principais multinacionais norte-americanas subscrevem o chamado código de 'Boa Conduta', segundo o qual se comprometem a aplicar o salário mínimo nacional e a semana de 48 horas de trabalho, com um dia de descanso obrigatório, nas unidades instaladas nos países mais pobres.

1998 - O ex-inspetor da PIDE, Polícia Internacional e de Defesa do Estado, Rosa Casaco, comandante da brigada que assassinou o general Humberto Delgado, é detido em Espanha.

           - O antigo Presidente venezuelano, Carlos Andrés Perez, é detido por alegado desvio de fundos.

1999 - Aviões da NATO, Organização do Tratado do Atlântico Norte, bombardeiam, por engano, uma coluna de refugiados albaneses. Morrem 75 pessoas.

2000 - A câmara baixa do Parlamento russo, Duma, ratifica o Tratado START-II, assinado com os EUA em 1993 por Boris Ieltsin e George Bush, para redução das armas de destruição maciça.

2002 - Xanana Gusmão é eleito Presidente de Timor-Leste com 82,7 por cento dos votos.

            - O Presidente Hugo Chávez, retoma o poder na Venezuela.

2003 - O professor de Medicina da Universidade do Porto e diretor do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular, Manuel Sobrinho Simões, recebe o Prémio Pessoa.

            - Investigadores do consórcio internacional 'Projeto do Genoma Humano', confirmam o que se sabia desde que um primeiro rascunho foi apresentado em 2000: a descoberta de 99,99 por cento do genoma humano denominado ' livro da vida'.

2005 - São aprovadas as propostas de limitação de mandatos a titulares de cargos políticos executivos.

            - Abre a Casa da Música, no Porto, com um espetáculo de Lou Reed e um concerto da banda portuguesa Clã.

2006 - A administração norte-americana proíbe qualquer transação comercial com o governo palestiniano do Hamas.

            - Primeira Via Sacra do pontificado do Papa Bento XVI.

2007 - A polícia de choque russa detém mais de 250 pessoas durante a "Marcha dos Dissidentes", em Moscovo, contra o Presidente Vladimir Putin. Entre os detidos está Garry Kasparov, antigo campeão do mundo de xadrez.

2010 - Um sismo de magnitude 7,1 na escala de Richter atinge a província chinesa de Qinghai, na confluência do Tibete, provocando centenas  de mortos. A província de Qinghai, noroeste da China, é uma região isolada e montanhosa próxima da região autónoma do Tibete.

2011 - Portugal assume o comando da missão militar naval da União Europeia no combate à pirataria, na Somália, com a fragata Vasco da Gama.

2013 - O Presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, vence as eleições Presidenciais com 50,66 % dos votos.

2014 - O FC Barcelona vence a primeira edição da UEFA Youth League de futebol, ao derrotar o Benfica, por 3-0, na final disputada em Nyon, Suíça.

2015 - Morre, aos 73 anos, Percy Sledge, cantor soul norte-americano, conhecido por interpretar o tema "When a man loves a woman".

2016 - O Parlamento Europeu aprova, em Estrasburgo, o registo europeu de dados de passageiros aéreos (PNR, na sigla inglesa) e, simultaneamente, legislação sobre proteção de dados pessoais.

2018 - Estados Unidos, França e Reino Unido realizam uma série de ataques com mísseis contra alvos associados à produção de armamento químico na Síria, em resposta a um alegado ataque com armas químicas na cidade de Douma, Ghouta Oriental, por parte do governo de Bashar al-Assad.--

2020 - Donald Trump ordena a suspensão do financiamento norte-americano à Organização Mundial de Saúde (OMS).

2022 - Covid-19: O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga quatro decretos do Governo com medidas de emergência destinadas a conter o aumento de preços nos setores da energia e agroalimentar devido à guerra na Ucrânia.

           - A Ucrânia anuncia que afundou o navio-almirante da Frota do Mar Negro 'Moskva'.

PENSAMENTO DO DIA:

A perseverança é a mãe da boa sorte Miguel de Cervantes (1547-1616), escritor espanhol.