Momento Cultural na Assembleia Regional

Hoje dia 12/04/23 na Assembleia Regional fala-se de Cultura, ora bem, este fim de semana da Pascoa estive no Porto Santo (tal como meia Madeira) e tive o prazer de reencontrar e conversar com o Sr. Cardina, funcionário da APRAM (Portos da Madeira).

Sr. Cardina, pessoa supersimpática, humilde e de muito bom trato, muito atencioso, cuidadoso ao falar e ao ouvir, resumindo “um amor de homem”.

Estivemos há conversa por uns breves momentos e obviamente perguntei pelo seu Museu Etnográfico do Sr. Cardina (Museu Cardina), o qual havia visto na página do Facebook que estava fechado. Interroguei-o porquê de estar fechado, com um ar desanimado respondeu que já não há pachorra, as agências de viagens não colaboram em levar os turistas a verem o museu, o Turismo Porto Santo não envia nem informa sobre a existência do mesmo, não há colaboração da Câmara do Porto Santo, não há apoios de lado algum. Diz-se desanimado que ninguém leva o seu museu a sério, cobrava 1.5€ por pessoa e nem assim.

Este Museu, quanto a mim, deve ser o mais representativo das gentes e costumes que existe no Porto Santo, tudo obra do Sr. Cardina, tudo construído pelas suas mãos.

Deixo a pergunta aos Srs. da Direção Regional da Cultura, aos Srs. Governantes, Sr. Secretario, aos Srs. Deputados que representam o Porto Santo na Assembleia Regional, não será tempo de abrirem os olhos para a cultura local e deitarem a mão a quem já demonstrou ser uma mais valia há Cultura Local?

Sr. Cardina perguntou-me se eu acredito no Pai Natal, respondi-lhe que há muito tempo que não, mas finjo acreditar no bom senso e na intelectualidade das pessoas que nos governam.

Miguel Sá