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Processo de criação do Instituto das Artes está “praticamente finalizado”

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O processo de criação do Instituto das Artes está “praticamente finalizado”, revelou hoje o secretário regional de Educação, Jorge Carvalho.

“A nossa ideia é ainda nesta legislatura proceder a essa alteração. Temos praticamente o processo finalizado e passará depois por discussão e aprovação na Assembleia, de forma a que no próximo ano lectivo tenhamos esta nova configuração”, disse.

O anúncio de que o Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng. Luiz Peter Clode seria transformado num instituto e que iria avançar com o Ensino Superior foi feito no ano passado pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, com a justificação de que este teria todas as condições para ministrar licenciaturas na área das artes.

De acordo com o secretário com a pasta da Educação, o Instituto das Artes “vem criar a possibilidade do Conservatório estabelecer parcerias com instituições de ensino superior”. “E dessa forma podermos ministrar também aqui na Região em parceria com essas instituições”, sustentou.

O governante falava à margem da Cimeira Mundial de Educação Artística ‘2023, que está a decorrer no Pestana Carlton, sendo esta uma iniciativa organizada pelo Governo Regional da Madeira / Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia através do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira em parceria com a Aliança Mundial para a Educação Artística (WAAE).

Madeira recebe Cimeira Mundial de Educação Artística

Já começou a Cimeira Mundial de Educação Artística ‘2023, organizada pelo Governo Regional da Madeira / Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia através do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira em parceria com a Aliança Mundial para a Educação Artística (WAAE).

Sobre a cimeira, Jorge Carvalho disse que foi com “grande satisfação” que viu a Madeira a ser a região escolhida para receber esta iniciativa.

 A Região Autónoma da Madeira congratula-se pela realização da Cimeira Mundial de Educação Artística neste espaço insular português dotado de autonomia política e administrativa, condição essencial para a ultrapassagem do atraso crónico, base indispensável para o seu desenvolvimento nas últimas décadas; o aprofundamento dessa matriz autonómica mantém-se como factor decisivo para serem alcançados patamares de progresso ainda mais relevantes para o nosso futuro colectivo".  Jorge Carvalho 

Já o coordenador da iniciativa, Paulo Esteireiro, referiu que receber esta cimeira significa que a Região "é, na prática, um sítio de educação artística de excelência, que tem a confiança das principais organizações mundiais". 

O evento, continuou o responsável, "visa divulgar e reflectir qual é que vai ser o futuro da educação artística nas escolas mundiais" e responder à questão: "de que modo é que a educação artística e as artes podem contribuir para um mundo mais sustentável?". 

A Cimeira Mundial de Educação Artística ‘2023, que se irá realizar durante três dias, representa a concretização de um "sonho" para o presidente do Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng. Luiz Peter Clode, Carlos Gonçalves. 

A organização de uma Cimeira Mundial de Educação Artística é um antigo sonho meu e, por isso, estou especialmente satisfeito por este evento estar a decorrer este ano na Madeira". Carlos Gonçalves

Já a representante da World Alliance for Arts Education (Aliança Mundial para a Educação Artística, WAAE), Teresa Eça, referiu que esta cimeira é importante, no sentido de ser feita "uma lista de recomendações" para incluir no roteiro para a educação artística", que está a ser construído pela UNESCO. O último foi em 2016, sendo necessário uma actualização, porque "o mundo e a sociedade mudaram". 

Teresa Eça destacou ainda o facto de a Madeira já estar incluída nesse roteiro, sobretudo devido "ao bom trabalho" que tem sido feito pelo Governo Regional ao nível da educação artística.

Ao longo destes três dias estão previstas duas palestras, cinco simpósios, 90 comunicações, 28 workshops, sete posters, quatro vídeos e várias exposições,  dirigidos a professores, educadores, investigadores, estudantes, gestores educativos, artistas, animadores culturais, museus, animadores de serviços educacionais e agentes culturais de todo o mundo. 

O evento, que conta com 240 participantes de 31 países, começou com uma performance protagonizada por 120 alunos.

Veja o vídeo: