A Guerra Mundo

PM britânico avalia possibilidade de fornecer caças "a longo prazo"

None
Foto EPA

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, pediu hoje ao ministro da Defesa para avaliar a possibilidade de fornecer aviões aos militares ucranianos, revelou um porta-voz, que disse que esta só poderia ser uma "solução a longo prazo".

"O primeiro-ministro deu instruções ao ministro da Defesa [Ben Wallace] para analisar que aviões poderíamos fornecer, mas esta é claramente uma solução a longo prazo e não uma capacidade a curto prazo, que é o que a Ucrânia mais precisa neste momento", afirmou o porta-voz de Sunak. 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reiterou hoje durante uma visita a Londres o pedido aos aliados de aviões militares de combate para o país se defender da invasão russa, alegando que serão as "asas para a liberdade" do país. 

Para reforçar a mensagem, durante um discurso no parlamento presenteou o presidente da Câmara dos Comuns, Lindsay Hoyle, com um capacete da Força Aérea Ucraniana, onde um piloto ucraniano escreveu a frase: "Nós temos liberdade. Dêem-nos asas para a protegermos".

"Espero que este símbolo ajude a nossa próxima coligação, coligação dos aviões, e apelo a vós e ao mundo, com palavras simples e no entanto muito importantes: aviões de combate para a Ucrânia, asas para a liberdade", acrescentou Zelensky. 

Rishi Sunak já tinha anunciado esta manhã a decisão de o Reino Unido treinar pilotos ucranianos para usar caças de combate modernos usados por países da NATO.

O Presidente ucraniano chegou hoje para uma visita ao Reino Unido anunciada apenas horas antes da chegada, a segunda ao estrangeiro desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro do ano passado. 

Depois do discurso, Zelensky deslocou-se ao Palácio de Buckingham para uma audiência com o Rei Carlos III, seguindo-se uma visita a uma base militar em Inglaterra para ver o treino dos soldados ucranianos.