Madeira

Mercado dos Lavradores recebe Concurso de Cocktails da Madeira

Foto Associação Barmen Madeira
Foto Associação Barmen Madeira

Tome nota da agenda desta quarta-feira, 8 de Fevereiro.

O Mercado dos Lavradores serve hoje de palco para consagrar os melhores barmen e os seus melhores cocktails ‘Made in Madeira’, de 2023.

A partir das 11 horas, este espaço nobre da cidade do Funchal, que recebe diariamente vários turistas, ‘abre portas’ para aquele que será a edição de 2023 do Concurso Regional de Cocktails da Madeira, e que tem como principal organizador a Associação de Barmen da Madeira.

O local escolhido desta iniciativa que conta com o apoio da secretaria regional do Turismo da Madeira e da Câmara Municipal do Funchal, prende-se pelo simples facto de poder apresentar aos visitantes, entre turistas e madeirense, o que de bom e de inédito se consegue fazer e elaborar na hotelaria madeirense, nomeadamente na área de Bar.

Contando com mais de duas dezenas de barmen inscritos, de diversas unidades hoteleiras e vários Barmen de diversos bares fora da hotelaria, este evento tem como objectivo seleccionar os melhores oito Barmen da Madeira para representar a Região Autónoma da Madeira no Concurso Nacional de Cocktails organizado pela Associação Barmen de Portugal, e que este ano tem lugar no Estoril entre os dias 21 a 23 de Abril.

De referir que o ‘campeão nacional’ irá representar Portugal no Campeonato Mundial de Cocktails organizado pela IBA Associação Mundial de Barmen que este ano terá lugar em Itália, por altura do mês de Outubro. 

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

11 horas – Presidenta da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado marca presença na sexta reunião do Conselho Consultivo dos Tribunais Administrativos e Fiscais da Zona de Lisboa e Ilhas.

14h30 – O Secretário Regional da Educação e Ciência Tecnologia, Jorge Carvalho, participa na cerimónia de entrega do prémio de melhor aluno do ano lectivo 2021/2022, organizada pela Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre.

15 horas – O salão nobre da Câmara Municipal do Porto Moniz serve de palco para a apresentação oficial da 10.ª edição do Trail do Porto Moniz, evento que tem lugar este domingo naquele concelho e que é organizado pelo Clube de Montanha do Funchal.

16h30 – O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, visita o Hospital dos Marmeleiros.

17 horas – Tem lugar a inauguração da  ‘Exposição do Arquitecto Oscar Niemeyer’ no Fórum Pestana do Casino da Madeira.

19 horas – O Auditório do Instituto para a Qualificação, IP-RAM servirá de palco para a cerimónia da tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação de Karaté da Madeira (AKRAM).

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 8 de Fevereiro:

1774 - É criada a Fábrica de Camurças, Pelicas e Pergaminhos do Porto.

1828 - Nasce o escritor francês Jules Verne, conhecido nos países de língua portuguesa como Júlio Verne, autor de "20 mil Léguas Submarinas" à "Volta ao Mundo em 80 Dias".

1840 - Almeida Garrett profere o célebre discurso do Porto Pireu, em defesa do pensamento liberal e do Governo do conde de Bonfim.

1860 -- Morre, com 33 anos, o poeta romântico Soares de Passos.

1861 - Formação dos Estados Confederados da América, com a reunião dos Estados do Sul, pró-esclavagistas, na base da guerra da secessão dos EUA.

1888 -- A Cartilha Maternal de João de Deus é reconhecida projeto de interesse para a Instrução Pública nacional pela Câmara dos Deputados.

1908 - Funerais de D. Carlos e do príncipe herdeiro Luís Filipe, em Lisboa.

1915 -- Estreia de "O Nascimento de Uma Nação", de D.W.Griffith, em Los Angeles.

1916 -- Nasce o Movimento Dadá, movimento artístico da chamada vanguarda moderna, iniciado em Zurique e formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos.

1917 - Grande Guerra 1914-1918. As tropas portuguesas chegam à zona de Thérouane, na Flandres francesa.

1921 -- Morre, aos 62 anos, o cantor lírico português Francisco de Andrade.

1926 - Morre o biólogo britânico William Bateson, um dos fundadores da Genética. Tinha 64 anos.

1931 -- Nasce o ator norte-americano James Byron Dean, James Dean.

1933 -- Morre, com 82 anos, o matemático português Francisco Gomes Teixeira.

1937 - Guerra Civil de Espanha. As forças do ditador Francisco Franco tomam a cidade de Málaga.

1940 - II Guerra Mundial. As SS de Adolf Hitler na Polónia impõem a morte de uma pessoa, escolhida aleatoriamente entre cada dez, em duas aldeias da Polónia ocupada.

1942 -- Reeleição do Presidente, Óscar Carmona. O poder real é detido por Oliveira Salazar.

1943 - II Guerra Mundial. O Exército Vermelho reocupa a cidade de Kursk, detida pelas forças nazis desde 11 de novembro de 1941.

1945 - II Guerra Mundial. As forças britânicas e canadianas atravessam a Linha Siegfried e chegam ao Reno. 

1951 -- É fundado o Futebol Clube de Penafiel, pela fusão de dois Clubes que à data denominavam como "União Desportiva Penafidelense" e "Sport Clube de Penafiel".

1953 -- É criado o Exército Popular da Coreia.

1962 -- Cerimónia oficial, no Rio de Janeiro, de incorporação do navio-escola Sagres na Marinha de Guerra de Portugal. O capitão-tenente Silva Horta assume o comando do navio, depois de haver sido o último comandante do antigo Sagres.

1973 - O arcebispo Makarios é proclamado Presidente da República do Chipre pela terceira vez.

1974 - Os confrontos ocorridos no Norte de Moçambique, em janeiro, justificam o lançamento do primeiro comunicado do Movimento dos Capitães, na defesa da democracia e de uma solução política para a "questão ultramarina".

1975 - O Governo português aprova o Programa de Ação Política e Económica, coordenado por Melo Antunes. A publicação em Diário da República ocorrerá a 23 de fevereiro.

1979 - Portugal e a República Popular da China estabelecem relações diplomáticas.

1982 - É extinto o Secretariado Português para a Cooperação Económica e Técnica Externa.

1985 -- Morre, aos 84 anos, o escritor português José Gomes Ferreira, jurista, cônsul de Portugal na Noruega (1925-1930), compositor, tradutor, "Colecionador de Absurdos", "Poeta Militante", autor de "Aventuras de João Sem Medo".

1989 - Um avião da norte-americana Independent Air Corporation despenha-se na ilha de Santa Maria, nos Açores. Morrem 145 pessoas.

1991 - É assinado o acordo de exploração do petróleo no Mar de Timor, Timor Gap, pelos governos da Austrália e da Indonésia.

2000 - A Câmara dos Comuns aprova a suspensão do Governo autónomo do Ulster.

2001 -- Morre, com 77 anos, o ator e cineasta português Artur Semedo.

2002 - São encerradas as comportas da barragem de Alqueva.

2003 -- A fadista Mariza é eleita a melhor artista da Europa, na categoria World Music, pela BBC Radio.

2004 - O robot Opportunity da NASA recolhe imagens de um sistema rochoso, em Marte, que indicia a existência de água.

- O Presidente norte-americano, George W. Bush, admite que Saddam Hussein não possuía armas de destruição maciça, numa entrevista à estação norte-americana NBC.

2005 -- Morre, com 79 anos, Jimmy Smith, organista de jazz norte-americano.

2006 -- Os 27 arguidos do processo Apito Dourado recebem o despacho de acusação. O líder da Liga de Clubes, Valentim Loureiro, está indiciado por 26 crimes de corrupção ativa e dois crimes dolosos de prevaricação.

- A Bélgica ratifica o Tratado Constitucional europeu.

2007 - China e Moçambique assinam vários acordos de cooperação, que preveem o perdão da dívida de Maputo a Pequim, de cerca de 15,3 milhões de euros, e um crédito de cerca de 31 milhões de euros.

- O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, da Fatah, e o chefe no exílio do movimento radical islâmico Hamas, Khaked Mechaal, assinam um acordo para um governo de unidade nacional e um programa político, que visa terminar com a violência entre fações, durante uma cerimónia oficial na presença do rei Abdallah da Arábia Saudita.

- Morre, com 92 anos, Sérgio Vilarigues, antigo resistente antifascista e dirigente comunista.

2008 - O principal partido no poder no Quénia e a oposição concordam em formar um governo conjunto num esforço para terminar semanas de violência, na sequência das eleições gerais de dezembro que causaram mais de um milhar de mortos e 250 a 300 mil deslocados.

- Morre, com 86 anos, a atriz e escritora sueca Eva Dahlbeck, que entrou em filmes de Ingmar Bergman como "Segredos de Mulher" (1952), "Uma Lição de Amor" (1954) e "Sorrisos de uma Noite de Verão" (1955).

2010 -- Morre, aos 63 anos, a pintora, figurinista e cenógrafa Vera Castro.

2011 - O Al-Hilal FC Riade, da Arábia Saudita, é eleito o melhor clube da Ásia da primeira década do século XXI pela Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol.

2012 -- Morre John Fairfax, primeiro homem a atravessar o oceano a remos em 1969. Tinha 74 anos.

2013 -- Morre, com 85 anos, Maria Luísa Torres Pires, pedagoga e uma das autoras de livros de leitura da instrução primária em Portugal, durante décadas.

2015 -- O campeonato egípcio da primeira divisão de futebol é suspenso 'sine die' depois dos conflitos registados no Cairo entre a polícia e adeptos, e que provocaram pelo menos 22 mortos.

- Morre, aos 80 anos, Filipe Pires, compositor português, um dos pioneiros da música eletroacústica em Portugal, fez parte da equipa fundadora da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.

2017 - A Câmara dos Comuns do Reino Unido, numa votação de 494 contra 122 deputados, autoriza o Governo a iniciar as conversações negociais para o 'Brexit', a saída da União Europeia.

- Morre, aos 79 anos, Timothy John Behrens, pintor britânico que pertencia à chamada Escola de Londres, a par de Lucian Freud e Francis Bacon, na Corunha, Espanha.

2019 - A nova lei da paridade em titulares de cargos políticos, estabelecendo uma representação mínima de 40% de cada género, é aprovada em votação final por PSD, PS, Bloco e PAN e pela presidente do CDS-PP, Assunção Cristas.

- Um incêndio no centro de treino do Flamengo, clube do campeonato brasileiro de futebol, na zona oeste do Rio de Janeiro, provoca 10 mortos e três feridos.

- Morre, aos 87 anos, Tomi Ungerer, ilustrador e escritor francês.

2020 - O filme "Invisível Herói", da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, é premiado como melhor filme europeu no Festival de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, em França.

- Morre, aos 67 anos, Zuraida Soares, antiga coordenadora e primeira deputada do Bloco de Esquerda nos Açores.

2022 - A Vodafone inicia o restabelecimento dos serviços base de dados móveis sobre a sua rede 4G, "na sequência de uma intensa e exigente operação de reposição". A operadora assume que foi alvo de um ciberataque a 07 de fevereiro.

- Morre, com 89 anos, Luc Montagnier, virologista francês, Prémio Nobel de Medicina em 2008, por conseguir isolar pela primeira vez o vírus da imunodeficiência humana (HIV).

PENSAMENTO DO DIA

"Que sabemos nós dos outros?" José Gomes Ferreira (1900-85), escritor português.

Este é o trigésimo nono dia do ano. Faltam 326 dias para o termo de 2023.