Madeira

Há 14 dias consecutivos que o Pico do Areeiro regista diariamente temperaturas negativas

E são já 11 os dias seguidos em que a previsão persiste na possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos

None

Há 14 dias consecutivos – incluindo esta segunda-feira, dia 6 de Fevereiro (-1,1 ºC) – que a Madeira regista valores extremos da temperatura mínima do ar negativos.

Tal tem vindo a verificar-se diariamente, desde o dia 24 de Janeiro, no Pico do Areeiro, a estação meteorológica mais alta (1.799 m) da rede do IPMA no Arquipélago da Madeira. A temperatura mínima mais baixa registada neste período de duas semana de enregelar neste pico da cordilheira Central ocorreu no dia 26 de Janeiro, ao registar valor extremo de -2,3 ºC. Não foi, contudo, a temperatura mais fria deste Outono/Inverno na rede do IPMA na Região. O valor negativo, para já, recorde, foi de -2,6 ºC, sentido final da semana finda (sexta-feira, dia 3 de Fevereiro) Bica da Cana (1.560 m), zona do Paul da Serra.

Dado curioso e, provavelmente, inédito, é também o número de dias consecutivos com a previsão para a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira.

Depois de uma primeira possibilidade, gorada, nos dias 19 e 20 de Janeiro, desde o dia 27 (sexta-feira) que diariamente a previsão do IPMA aponta para a possibilidade de aguaceiros em forma de neve nos picos mais altos da Madeira. Até hoje são já 11 dias consecutivos, sempre e prever a possibilidade de queda de neve, embora esta só tenha ocorrido, com alguma expressão, no domingo, dia 29 de Janeiro. A não ocorrer alteração na previsão meteorológica para os próximos dias na Madeira, a possibilidade de queda de neve irá manter-se ao longo desta semana, a confirmar-se a previsão de aguaceiros e temperaturas a rondar os 0 ºC .