Madeira

JPP acusa PS de estar contra redução na factura da electricidade

None

Foi hoje discutida e votada, na Assembleia da República, a proposta do JPP para repor à taxa reduzida do IVA a electricidade, o gás natural, butano e propano, assim como a Internet. "Infelizmente, e mais uma vez, a proposta foi chumbada", lamentar o líder parlamentar do Juntos Pelo Povo. Foi o Partido Socialista que bloqueou a redução mensal da factura energética, "num momento crítico para milhares de famílias e empresas", exalta.

Contrariamente ao que foi defendido pelo PS-Madeira, que na Assembleia Legislativa Regional concordou e viabilizou esta medida, o PS Nacional votou contra a redução do IVA da energia, um bem essencial necessário a todos os portugueses, e nem os deputados do PS, eleitos pelo círculo da Madeira, se 'safaram' e defenderam o interesse dos madeirenses e porto-santenses. Élvio Sousa

O JPP já apresentou esta medida anteriormente e a mesma foi chumbada pelo PS, na altura sem ter maioria absoluta, em conjunto com o PSD e com o CDS.

Quatro anos depois, já com maioria absoluta, assiste-se à mesma encenação do PS e a uma abstenção do PSD que, não podemos esquecer, foi 'o pai da criança' e originou toda esta situação, passando, em 2011, para uma tributação de luxo (23%) aquilo que é um bem essencial: a energia e que, como tal, deveria estar a ser tributada a 6%. Élvio Sousa

O JPP acusa o PS de falta de sensibilidade e critica duramente este chumbo na República. "É uma vergonha que, junto da população da Madeira e do Porto Santo o discurso do Partido Socialista seja o da defesa dos interesses da população e a luta contra a pobreza, contudo, no momento da verdade, impeçam a diminuição do custo de vida de toda a população", conclui o deputado.