Madeira

‘Astronauta por um dia’ encanta alunos da ‘Francisco Franco’

None

A Agência Espacial Portuguesa esteve durante a manhã na Escola Secundária Francisco Franco, onde apresentou o Concurso “Zero – G Potugal – Astronauta por um dia”.

Este é um projecto que está direccionado aos alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos e consiste em dar oportunidade a 30 estudantes, de embarcar num voo parabólico, ou seja, um voo picado com 15 parábolas, em que os jovens têm oportunidade de viver 20 segundos de micro-gravidade.

“O objectivo deste projecto é aproximar os jovens do espaço, pois ele (espaço) não está tão distante como pensamos, de o viver, e não é algo tão complexo como muitos pensam, promovendo o acesso dos jovens a áreas como engenharias, matemática, gestão, comunicação e design, pois estas áreas tem uma forte ligação com o espaço.” – Marta Gonçalves, membro da Agência Espacial Portuguesa.

A agência quer dar a conhecer este projecto em todo o País.

A apresentação desta manhã contou com a presença de Jorge Carvalho, secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia. Na ocasião o governante referiu “que sendo um programa nacional, a secretaria procurou disponibilizar-se para receber este projecto na Região”

A próxima sessão vai decorrer esta tarde na Escola Secundária de Jaime Moniz.