Madeira

"Urge transformar o paradigma das políticas de emprego", diz a Iniciativa Liberal

None

Uma delegação da Comissão Coordenadora da Iniciativa Liberal Madeira reuniu, no passado dia 17 de Fevereiro, com a presidente do Instituto de Emprego da Madeira, Vânia Jesus. 

"Para além da habitual troca de cumprimentos, fomos aferir das áreas de intervenção do IEM, saber do seu modo de funcionamento e esclarecer dúvidas que tínhamos", começa por dizer através de uma nota de imprensa. 

"Somos dos que entendem que o melhor apoio social é um emprego, que uma Madeira próspera e com futuro, depende de uma economia forte e em crescimento", refere e acrescenta: "Uma economia forte que proporcione mais emprego, padrões de vida mais altos e melhores serviços". 

No seu entender, "urge transformar o paradigma das políticas de emprego, transformando-as numa ferramenta eficaz para ajudar todos os desempregados a encontrar emprego". 

Não podemos continuar a desperdiçar de milhões em políticas ineficazes, quando o devíamos estar a fazer apoiando a requalificação e a criação de postos de trabalho. Um trabalhador empregado é um contribuinte líquido para o Estado, tanto com aquilo com que contribui, como pelo facto de não necessitar de ser apoiado". Comissão Coordenadora da Iniciativa Liberal Madeira

Para a Iniciativa Liberal, "o modelo tem de ser reequacionado, deixando de ser um mero intermediário entre quem procura emprego e quem o tem para dar". 

Estabelecer serviços de atendimento focados no aconselhamento das empresas nos seus processos de recrutamento e criar equipas de orientação de carreira estabelecendo perfis que possam projectar caminhos personalizados eficazes, para aproveitando ao máximo as possibilidades dos desempregados". Comissão Coordenadora da Iniciativa Liberal Madeira
Usar as tecnologias mais recentes no sentido de melhorar a empregabilidade, combinando pessoas e empregos. Usar sistemas 'big data', para compartilhar todas as informações existentes relacionadas com o mercado de trabalho, as necessidades das empresas e o perfil profissional dos desempregados. Criar ferramentas de perfis estatísticos, a fim de determinar o grau de empregabilidade, oferecendo, assim, políticas mais eficazes de obtenção de emprego". Comissão Coordenadora da Iniciativa Liberal Madeira
Para efeitos estatísticos, para a Iniciativa Liberal, tem emprego quem trabalha em horário regular (mesmo que em tempo parcial) e deixamos de fora, considerando-os desempregados, quem está em estágio profissional (remunerado ou não), quem frequenta acções de formação e quem, mesmo trabalhando, fá-lo por intermédio do 'Desemprego' (IEM), sendo por este pago". Comissão Coordenadora da Iniciativa Liberal Madeira

"Sabemos que é o trabalho que oferece oportunidades que permitem a progressão social. E por o sabermos, é que estamos comprometidos com a criação de emprego", concluiu.