Madeira

Montenegro diz que não foi ele quem convidou Patrícia Dantas para deputada do PSD

Líder do PSD foi confrontado pelo jornalista José Gomes Ferreira sobre o "embaraço" de ter uma deputada arguida na comissão de inquérito da TAP

Luís Montenegro respondeu a todas as questões mas não disfarçou o "embaraço"
Luís Montenegro respondeu a todas as questões mas não disfarçou o "embaraço"

Luís Montenegro admite que preferia não ter uma deputada do PSD, arguida num processo-crime, na comissão parlamentar de inquérito da TAP, e lembrou que esse é um problema anterior ao seu mandato como líder do partido e que não foi ele quem convidou a Patrícia Dantas, eleita pelo círculo da Madeira, para ser deputada do PSD.

O presidente do PSD foi entrevistado ontem à noite, pelo jornalista da SIC Notícias, José Gomes Ferreira, que não deixou escapar o “embaraço” de o maior partido da oposição em Portugal ter uma deputada na Comissão de Inquérito da TAP que foi acusada de fraude na obtenção de subsídio, no âmbito do mega-processo da Associação Industrial do Minho.

“Nenhum embaraço! Já tive ocasião de dizer. Essa situação já se colocava quando ela foi candidata, quando ela foi eleita, colocava-se ontem e coloca-se hoje exactamente nos mesmos termos. Não houve nenhuma evolução”, respondeu Luís Montenegro.

José Gomes insistiu: “Não houve nenhum incómodo por haver uma deputada nestas circunstâncias?”

“Eu preferia que a deputada não tivesse esse problema. Esse problema ela já o tinha antes de ser deputada”, ripostou o líder do PSD.

José Gomes Ferreira não desarmou e questionou então por que motivo Luís Montenegro não deu a indicação a Patrícia Dantas de que não deveria integrar a comissão de inquérito por ser arguida num processo-crime, dada a visibilidade que o cargo representa?

Montenegro relativizou, descartou responsabilidade nessa decisão e respeitou a opção da parlamentar eleita: “Por amor de Deus, então se ela está no exercício pleno das suas funções porque é que eu iria estar a discriminar uma deputada por isso?”

José Gomes Ferreira concluiu então que o PSD sujeita-se assim à crítica – legítima - ao que Montenegro respondeu que não foi ele quem elaborou a lista dos candidatos do PSD pelo círculo eleitoral da Madeira (Patrícia Dantas surgiu no 3.º lugar) sem, contudo, referir-se a Miguel Albuquerque.

“A única pergunta que me podia fazer é se eu a convidei para ser deputada ou não, mas para isso… teríamos de recuar um pouco o tempo quando eu não era presidente do PSD”, lavou as mãos Luís Montenegro.

O líder do PSD sublinha que não quer desvalorizar a questão, mas diz estar convicto de que a deputada madeirense será ilibada deste processo. “Isso é público, estou absolutamente confiante que ela não tem nada a ver com isso, ela está no meio de cento e tal arguidos no meio de um processo que, parece-me, é inexistente do ponto de vista penal”.

"Tenho toda a certeza que Patrícia Dantas será absolvida"

Miguel Albuquerque voltou a defender a inocência da deputada com assento da Assembleia da República

Carolina Rodrigues , 18 Janeiro 2023 - 12:40