Madeira

Universitários da Madeira voltam a poder beneficiar da Bolsa de Alimentação e da Bolsa Escolar

A Académica da Madeira diz que a acção social é fundamental, principalmente para os alunos mais carenciados, “evitando constrangimentos e dificuldades psicológicas”

None

Como um bom desempenho académico depende dos acessos aos materiais escolares e uma boa nutrição, a Bolsa de Alimentação e a Bolsa Escolar, promovidas pela Académica da Madeira, estão de regresso, mais um ano, “para ajudar os estudantes madeirenses a fazer face às despesas”.

Quem o diz é o presidente da associação que representa os estudantes, lembrando que anualmente, a Académica da Madeira disponibiliza a Bolsa de Alimentação e a Bolsa Escolar para ajudar os estudantes da Universidade da Madeira “a fazer face às despesas alimentares e escolares que têm no decorrer do seu ano lectivo”.

“Sendo que a UMa é a instituição de Ensino Superior mais bolseira de Portugal”, ou seja, a que tem a maior taxa de beneficiários de bolsa de estudos, “é imprescindível este tipo de apoio para melhorar a gestão das despesas dos nossos estudantes na frequência do Ensino Superior”, diz Ricardo Freitas Bonifácio, no portal ‘et tal’, da Académica da Madeira.

Apoio já chegou a centenas de estudantes “com milhares de refeições diárias”

Explica que este apoio permite aos estudantes aliviar a pressão exercida para que se foquem no que é mais importante para a evolução da sua carreira académica, o estudo. “Desta forma, constitui-se desde a sua criação, como uma iniciativa da Académica da Madeira à mitigação dos problemas da desistência e do abandono escolar neste nível de ensino, tendo já apoiado centenas de estudantes com milhares de refeições diárias”, revela.

Sobre a Bolsa de Alimentação e a Bolsa Escolar

A Bolsa de Alimentação consiste na entrega de vales de refeição que os estudantes podem utilizar nos inúmeros parceiros da Edenred – Euroticket.

Já a Bolsa Escolar vem aumentar os acessos dos alunos mais carenciados ao material de estudo e da sala de aula. Tem como objectivo um apoio através da oferta de fotocópias e impressões.

Todo este processo é feito de “forma sigilosa, mantendo a imparcialidade da atribuição bem como o respeito pela privacidade do candidato”.

“A Académica da Madeira acredita que a acção social é fundamental, principalmente para os alunos mais carenciados, evitando constrangimentos e dificuldades psicológicas. É necessário um Ensino Superior mais equitativo e que todos tenham as mesmas oportunidades, justificando a manutenção desta bolsa há tantos anos” Ricardo Freitas Bonifácio, presidente da direcção da Académica da Madeira

De salientar que os estudantes podem fazer a sua candidatura através do portal bolsas.pt, desenvolvido pelos voluntários da Académica da Madeira.