A vida para além da morte

A vida para além da morte, sempre foi e continua sendo um tema interessante, muito discutido e cada vez mais discutível.

Há os que estando no limiar da morte, afirmam ter visto o outro lado da nossa presumível existência; os que dizem que falam com os anjos e com Deus; aqueles que, em certos momentos, já sentiram uma paz, uma harmonia interior, nunca sentidas; outros que contemplaram uma luz, tão brilhante e tão intensa, que os levou à convicção de que, por instantes, estiveram fora deste mundo. Enfim, existem várias considerações, depoimentos e teorias sobre este tema, em que muitos acreditam, outros duvidam ou desvalorizam.

Porém, não é neste sentido que abordamos “ A vida para além da morte “.

Deixemos esse sério assunto para os estudiosos na esperança de encontrarem uma explicação com dados concretos que não reste dúvidas a ninguém.

Neste apontamento falaremos de outras “vidas para além de outras mortes”.

Lembramo-nos, por exemplo, dos políticos. Consideramos que estes – não todos, mas aqueles, digamos, de elite, ou melhor dizendo, dos que chegam a altos patamares, sobretudo a cargos executivos, mas não só, esses sim, têm uma vida para além da morte.

Independentemente dos “pecados” que cometam, mesmo graves que sejam, tudo lhes é perdoado e, após mortos e enterrados politicamente, transitam para uma outra vida, onde veem a tal luz brilhante e intensa, que ilumina os seus caminhos de prazer, de fortuna, de bem-estar, que lhes é proporcionado pelo “deus do mundo”,( vulgarmente conhecido por dinheiro) ou por reformas avantajadas junto a privilégios, fora do alcance dos cidadãos comuns.

É por isso que muita boa gente procura nesta vida alcançar esses lugares esplendorosos, porque sabem que lhes confere, para já, uma estabilidade e um viver risonhos e podem contar que, após a sua “morte politica” outra vida lhes aguarda com mais paz, harmonia e prosperidade.

- Noutro patamar, porventura mais criticável, por ser asqueroso, diabólico, desprezível, existem também outros seres que beneficiam de uma nova vida para além da morte.

Referimo-nos aos corruptos, malfeitores, negociantes de produtos que constituem a mais diabólica e criminosa praga que ataca largos extratos das sociedades em geral.

Esses também ao “morrerem para as suas nefastas atividades” ressuscitam depois para uma vida de luxo, com os seus carros top de gama, vivendas maravilhosas, viagens exóticas e a satisfação de todos os seus prazeres, mesmo que primários e repugnantes sejam.

Alguns ainda passam pelo” purgatório”, (conhecido entre nós por cadeia) para expiarem os seus pecados, mas como se trata de um lugar onde são bem acomodados e alimentados, nada lhes custa a sua vivência lá, até porque estão estimulados pela certeza de que ao saírem, recuperam o fruto das suas miseráveis ações e entram nessa “nova vida” com todos os privilégios atrás referidos.

- Felizmente, aqui no nosso Portugal, não temos essas pragas de “segundas vidas”, daí nos vangloriarmos perante o mundo do nosso regime profundamente democrático e socialista, onde reinam os verdadeiros valores, a defesa dos nossos direitos, a inexistência de desigualdades sociais, a solidariedade, o bem-estar comum…a paisagem e o clima!

Estamos convictos de que, o dilema e as dúvidas dos portugueses são se verdadeiramente quando morrerem encontrarão no CÉU o PARAÍSO que é o seu País.

Juvenal Pereira