Madeira

‘+Saber +Saúde +Vida’ é o mote para simpósio da Escola Superior de Saúde

None

‘+Saber +Saúde +Vida’ servirá de mote para mais uma edição, a sétima, do Simpósio da Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira (ESS-UMa), este ano desenvolvido em cooperação com a Associação Garouta do Calhau.

Este simpósio, que se realiza na próxima segunda-feira, 6 de Fevereiro, no auditório da Reitoria da UMa, pretende “promover dinâmicas de desenvolvimento e partilha de conhecimento e reflexão sobre determinantes da saúde mental e envelhecimento ativo que fundamentem a implementação de intervenções comunitárias orientadas para ganhos em saúde e melhoria da qualidade de vida dos idosos e da importância e potencial do contexto comunitário enquanto meio promotor e protetor da saúde mental”, explica nota enviada pela universidade.

Marcada para as 9 horas, a sessão de abertura contará com a presença do reitor da UMa, Sílvio Moreira Fernandes, pela secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, pela presidente da ESSE-UMa, Isabel Fragoeiro, pelo presidente da direcção da Garouta do Calhau, Ricardo Silva e pela estudante representante do curso de licenciatura em Enfermagem (CLE) 2019/2023, Rosa Gaudêncio.

O programa prossegue com uma mesa temática, subordinada ao tema ‘Saúde Mental e Envelhecimento Activo’, na qual participam secretária da direção da secção regional da Ordem dos Enfermeiros, Cláudia Silva, com o enfermeiro especialista no Centro de Saúde do Monte, Alexandre Veríssimo e o psicólogo na Associação Garouta do Calhau, Gonçalo Fernandes.

Pelas 11h30, acontece a conferência ‘Projectos para quê?’, que será proferida pela enfermeira Cristiana Nunes. De seguida, às 12h00, será apresentado o projecto ‘+SABER +SAÚDE +VIDA’.

A sessão de encerramento acontece pelas 12h30, com as intervenções de um utente do Centro Comunitário da Associação Garouta do Calhau, da estudante representante do CLE, Rosa Gaudêncio; da coordenadora dos Centros Comunitários, Carla Feliciano; e da madrinha e padrinho do projecto, respectivamente, Benjiliani Soares e Alexandre Veríssimo.

A participação neste evento é gratuita, mas requer inscrição prévia até 3 de Fevereiro, através do formulário on-line disponibilizado em https://tinyurl.com/ye8fd8xc.