Madeira

PTP diz que António Costa “perdeu o juízo” com medidas para a habitação

None
Foto Arquivo/Aspress

O PTP, em reação ao pacote de medidas anunciado pelo primeiro-ministro para a Habitação, diz que António Costa “perdeu o juízo”.

"As medidas são populistas, vão trazer poucos resultados e não resolvem aqueles que são os verdadeiros problemas da habitação. Como é o caso dos baixos salários, da incapacidade de competirmos com o investimento estrangeiro e o risco associado ao arrendamento para os proprietários. Além, do custo absurdo do crédito habitação", manifesta Raquel Coelho citada em comunicado de imprensa.

Os trabalhistas lembram que "o país não é só Lisboa e o Porto" e que "a realidade do restante território é bem diferente", frisam. 

“Não é perseguindo os proprietários e a diabolizar o Alojamento Local que vamos resolver o problema. Estes não são grandes capitalistas, mas os fundos imobiliários e as grandes cadeias de hotéis são. Mas nisso o Governo teve medo de tocar!", acusam. 

"É preciso recordar que foi graças ao AL que se reabilitou centros históricos e urbanos, a custo zero para o Estado e criou-se uma nova fonte de rendimento no nosso país, que cria milhares de postos de trabalho", lembrou o partido.

"Não se pode dizer agora a quem investiu, fechem a porta. O Governo está a causar uma grande instabilidade na economia portuguesa", reforça o PTP, considerando que se está a abrir "um precedente perigoso", porque "se vale tudo para aumentar a oferta de habitação em Portugal, o que virá a seguir"”, questiona.

Para o PTP, "o Governo se quer ser sério, deve sim, promover crédito habitação bonificado, criar incentivos para o arrendamento de casas vazias, dar mais segurança aos proprietários na lei do arrendamento, construir habitação social e a custos controlados, assim como, residências universitárias e limitar a venda de habitação a estrangeiros", conclui a mesma nota.