Mundo

Mais de 1.500 migrantes chegaram nas últimas 24 horas a Lampedusa

Foto EPA/Concetta Rizzo
Foto EPA/Concetta Rizzo

Mais de 1.500 migrantes chegaram nas últimas 24 horas à ilha italiana de Lampedusa, próxima da costa norte-africana, cujo centro de acolhimento está agora sobrelotado com mais de 2.000 pessoas.

As 1.465 pessoas que viajavam em 34 embarcações tiveram de ser socorridas pelos navios das autoridades marítimas italianas, enquanto um barco com 131 migrantes conseguiu chegar à costa de Lampedusa.

Estas chegadas, somando-se às dos dias anteriores, elevam para 2.110 o número de pessoas no centro de acolhimento de Lampedusa, muito acima da capacidade máxima de 300 migrantes do local, de onde serão depois transferidas para outras localidades.

Os migrantes continuam a chegar à Itália e só este ano, 7.741 pessoas desembarcaram na costa do país, em comparação com as 4.263 que chegaram no mesmo período do ano anterior.

Entretanto, continua a aplicar-se a política ditada pelo Governo da primeira-ministra, Giorgia Meloni, aos navios de salvamento e busca das organizações não-governamentais (ONG) no Mediterrâneo Central.

O Governo italiano atribui portos distantes para o desembarque dos migrantes, obrigando os barcos das ONG a navegar vários dias e a sair por muito tempo das áreas de resgate.

Neste momento, o navio Life Support da ONG Emergency, com 15 pessoas resgatadas em duas operações na madrugada de quinta-feira, segue para o porto de Civitavecchia, no Lácio (centro).

O Aita Mari, da ONG espanhola Salvamento Marítimo Humanitário, também se dirige para o mesmo porto, depois de as autoridades italianas o terem autorizado a desembarcar 31 migrantes.

O navio Ocean Viking, da organização SOS Mediterranee, chegará neste fim de semana ao porto de Ravenna (nordeste), após quatro dias de navegação e com 84 resgatados a bordo, incluindo 58 menores desacompanhados e 26 homens.

As ONG consideram que a decisão de atribuir portos tão distantes viola as convenções internacionais para a segurança da vida humana no mar, que estabelecem "que em caso de salvamento, o porto seguro mais próximo da rota que o navio faz deve ser autorizado a receber estas pessoas, minimizando o tempo que os sobreviventes passam no navio".

O Conselho da Europa instou o Governo italiano a modificar o seu último decreto de imigração para cumprir o Direito Internacional, já que poderia privar os sobreviventes de uma "assistência vital", enquanto o Executivo Meloni assegura que é uma medida para aliviar a pressão da chegada de migrantes nos portos sicilianos.