Madeira

Centro Nacional de Cibersegurança promove ‘C-DAYS MADEIRA’ em Março

Tome nota da agenda para esta terça-feira

None
Foto Shutterstock

‘Apostar na Prevenção’ é o mote da conferência que terá lugar no Funchal, no próximo mês. Hoje assinala-se o Dia Europeu da Internet mais Segura

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), enquanto entidade pública com um papel central na promoção de uma cultura nacional de cibersegurança, acredita que “é de extrema importância a discussão aberta e inclusiva em redor destes temas, bem como a participação ativa de todos os que intervêm nos seus diversos domínios”.

Os ciberataques têm vindo crescer em número e sofisticação, atingindo todos os sectores de actividade económica e a administração pública. A prevenção é a melhor forma de mitigar os riscos e impactos decorrentes de incidentes no ciberespaço CNCS

Neste sentido, o CNCS irá promover juntamente com a presidência do Governo Regional da Madeira, através da Direcção Regional da Madeira, no próximo dia 9 de Março de 2023, no Funchal, a conferência ‘C-DAYS MADEIRA’, com o tema ‘Apostar na Prevenção’.

A ‘C-DAYS MADEIRA’ irá reunir convidados de variadas áreas, com o objectivo de criar um espaço para a discussão e reflexão sobre a prevenção e formas de mitigar os riscos de cibersegurança, com vista ao incremento do nível de cibersegurança do ecossistema nacional.

‘Juntos por uma Internet Melhor’

Esta segunda-feira, celebra-se a 20.ª edição do Dia da Internet Mais Segura, que ao longo dos anos tornou-se um evento marcante na promoção da utilização segura e saudável da Internet. Actualmente, é comemorado em cerca de 180 países, pelo mundo, onde se debatem as questões emergentes relacionadas com a presença on-line.

Sob o mote ‘Juntos por uma Internet Melhor’, o Dia da Internet Mais Segura assume-se como uma campanha anual de sensibilização, que reúne stakeholders dos setores público e privado, no maior número possível de países, para promover a utilização segura e responsável das tecnologias, particularmente entre as crianças e os jovens.

“Com o avanço tecnológico, a linha entre o real e o virtual está cada vez mais ténue e o Metaverso irrompe como uma realidade futurista que é já presente. Este mundo virtual paralelo oferece muitas oportunidades e desafios e pode vir a impactar-nos social e economicamente”, alerta o Centro Internet Segura.

Todos ouvimos falar sobre Metaverso mas quantos de nós conseguem, de facto, entendê-lo? Para encontrar algumas respostas sobre este “novo mundo”, o Dia da Internet Mais Segura deste ano desenrola-se em torno da temática do Metaverso.

Sobre o tema da cibersegurança, leia ainda a grande entrevista publicada na edição impressa do DIÁRIO desta terça-feira, na qual o coordenador da PJ revela que metade das investigações na Madeira é a crimes informáticos. As burlas envolvem valores cada vez mais elevados, alerta Ricardo Tecedeiro.

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

12h00 Cerimónia de Assinatura de protocolos de cooperação financeira com as oito juntas de freguesia do concelho da Calheta. A cerimónia terá lugar no salão nobre da câmara municipal, e será presidida pelo presidente Carlos Teles. Assim, o Município da Calheta irá apoiar, uma vez mais, as suas juntas com uma verba correspondente a 25% do montante que cada uma recebe do Fundo de Financiamento das Freguesias, um valor que ronda os 90 mil euros.

14h00 O Sindicato dos Enfermeiros da RAM vai reunir com o Conselho de Administração do SESARAM, no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

14h30 O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, participa na cerimónia de reconhecimento às Forças Armadas, promovida pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), na sede da instituição, em Lisboa. A homenagem é presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

15h25 Protecção Civil ensina manobras de Suporte Básico de Vida aos alunos da EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva.

16h00 A CDU desenvolverá uma iniciativa política junto ao quartel dos bombeiros, na Avenida Calouste Gulbenkian, "sobre a necessidade de serem garantidas condições de trabalho aos Bombeiros Sapadores Funchal".

16h00 O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, vai estar presente na abertura da loja da hamburgueria artesanal, ‘Ilha’s Burger’, no piso 1 do Caniço Shopping, no centro do Caniço.

17h00 Esta terça-feira, Miguel Albuquerque visita também a empreitada de Reabilitação das Estruturas de Suporte da Plataforma Rodoviária da ER 101, junto ao cais aeroportuário, em Santa Cruz.

A intervenção na infra-estrutura de betão armado, edificada no ano de 1986, numa das primeiras fases de ampliação do Aeroporto da Madeira, por forma a garantir os adequados padrões de segurança, é imprescindível, tendo em vista a reabilitação das suas características geométricas e estruturais, dados os efeitos provocados pela exposição aos elementos atmosféricos, em particular pela proximidade ao ambiente marítimo. O valor da empreitada ronda os 5,7 milhões de euros.

CULTURA

19h30 Tributo a Piazzolla, protagonizado pelo trio Olga Samara (violino), Robert Andres (piano) e Slobodan Sarcevic (acordeão), no MAMMA - Museu de Arte Moderna da Madeira.

Os bilhetes estão disponíveis e podem ser adquiridos no próprio museu, mediante reserva através do telefone (291 712 279)  ou via e-mail ([email protected]).

As portas do museu abrem 60 minutos antes do concerto (18h30) e o programa inclui 'welcome drink' e uma visita guiada ao espaço, situado na Estrada Monumental, no Funchal.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 7 de Fevereiro, Dia Europeu da Internet mais Segura:

1812 - Nasce o escritor inglês Charles John Huffam Dickens, Charles Dickens.

1894 - Morre, com 79 anos, o fabricante de instrumentos musicais belga Antoine-Joseph Sax, Adolfo Sax, inventor do saxofone.

1900 - Criação da Comissão Representativa do Trabalho que dará origem ao Partido Trabalhista inglês.

1915 - Primeira sagração episcopal na República Portuguesa. António Manuel Pereira Ribeiro ascende a bispo do Funchal.

1927 - Revolta do Reviralho, em Lisboa. A ação justifica a criação da Polícia de Informações, na base da PVDE/PIDE-DGS.

1943 - O Benfica vence o FC Porto por 12 a 2 em jogo do Campeonato Nacional da I Divisão, disputado no Campo Grande, em Lisboa.

1944 - II Guerra Mundial. Forças alemãs atacam a frente aliada em Anzio, Itália.

1947 - É rejeitada a proposta britânica para a divisão da Palestina em duas zonas, árabe e judaica, sob administração conjunta.

1952 - Morre, com 27 anos, o poeta português Sebastião da Gama, autor de "Serra-Mãe".

1962 - 298 mineiros morrem na explosão da mina de carvão de Saarbruecken, Alemanha Federal.

1964 - Estreia dos Beatles na televisão dos EUA. Quatro britânicos fazem um show visto por 73 milhões de pessoas.

1965 - Guerra do Vietname. Começam os bombardeamentos aéreos pela aviação dos EUA.

1974 - Independência de Granada, nas Antilhas.

1975 - É criado o IAPMEI, Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas.

1976 - O Governo português consagra o direito de licença de parto por 90 dias a todas as mulheres trabalhadoras

1980 - Liberalização da rádio e da televisão na República Federal Alemã.

1984 - Membros da FP-25 assaltam uma viatura de transporte de valores no centro de Lisboa. O roubo atinge cerca de 540 mil euros (108 mil contos).

- Morre, aos 72 anos, o ator português Francisco Ribeiro, Ribeirinho, responsável pela estreia em Portugal de Samuel Beckett.

1985 - O capitão da polícia secreta polaca Grzegorz Piotrowski é condenado a 25 anos de prisão pelo assassínio do padre Popieluszko.

1986 - O antigo Presidente do Haiti, Jean-Claude Duvalier, abandona o país.

- A candidata da oposição às eleições presidenciais das Filipinas, Corazón Aquino, proclama a vitória sobre o ditador Ferdinando Marcos.

1990 - Maria Branca dos Santos ou D. Branca, a Banqueira do Povo, é condenada a 10 anos de prisão.

- O Partido Comunista da URSS acata o pluralismo partidário.

1991 - O IRA [Exército Republicano Irlandês] ataca a Downing Street, em Londres.

- Toma posse o padre Jean-Bertrand Aristide, primeiro Presidente do Haiti eleito por sufrágio universal.

1992 - É assinado o Tratado da União Europeia na cidade holandesa de Maastricht.

1996 - O Tribunal da Relação de Évora ordena a extradição, para Itália, de Emilio Giovinne, condenado pela Justiça portuguesa por tráfico de droga.

1999 - Morre, com 63 anos, o rei Hussein da Jordânia. Sucede-lhe seu filho, Abdalá II.

2003 - São despedidos 300 trabalhadores da fábrica de calçado C&J Clark, de Castelo de Paiva.

- O Tribunal Penal Internacional conclui a eleição dos seus 18 juízes.

2004 - A União Europeia e os 16 países da África Austral e Oriental começam as negociações para o acordo de livre troca, que se estenderão até 2007.

2005 - Oito quadros de Picasso são vendidos por cerca de 13,4 milhões de euros na leiloeira Christie`s em Londres.

2006 - O movimento radical palestiniano Hamas convida a Fatah, do Presidente Mahmud Abbas, para formar Governo de coligação.

- Libertação do marroquino Mounir el Motassadeq, condenado em agosto de 2005, na Alemanha, por envolvimento nos atentados de 11 de Setembro de 2001.

- A Justiça francesa inviabiliza a providência cautelar interposta por organizações muçulmanas francesas destinada a impedir o jornal satírico Charlie Hebdo de publicar as caricaturas de Maomé.

2007 - O Presidente de República, Aníbal Cavaco Silva, promulga a Lei das Finanças Regionais.

- A polícia austríaca anuncia o desmantelamento de uma rede internacional de pornografia infantil, através da Internet, envolvendo 2.360 suspeitos de 77 países.

- Morre, com 79 anos, Alan MacDiarmid, cientista neozelandês, Prémio Nobel da Química em 2000.

2008 - O Parlamento francês ratifica o Tratado de Lisboa, 32 meses depois de os eleitores franceses recusarem num referendo o projeto de Constituição da União Europeia

- A Assembleia da República rejeita por maioria quatro propostas de realização de um referendo ao Tratado Europeu com os votos negativos da maioria das bancadas do PS e do PSD

- Na Turquia, a revisão da Constituição permite uso do véu na universidade.

2009 - Os senadores norte-americanos chegam a acordo sobre o plano de estímulo da economia de 780 mil milhões de dólares, concebido pelo Presidente, Barack Obama.

2010 - Souha Abdallah Jarallah, candidata às eleições legislativas de março no Iraque, é assassinada por homens armados em Mossul, no norte do país.

- Morre, com 65 anos, a cantora Hermínia d'Antónia de Sal, considerada uma das mais importantes vozes da música cabo-verdiana.

- Morre, aos 45 anos, o selecionador italiano de ciclismo, Franco Ballerini, vencedor da "rainha das clássicas" Paris-Roubaix em 1995 e 1998, na sequência de um acidente registado no Rali de Larciano, em Itália.

2014 - O contrato de venda das seguradoras da Caixa Geral de Depósitos é assinado entre os responsáveis do grupo financeiro público português e os líderes da companhia chinesa Fosun International.

2015 - Morre, com 77 anos, o historiador Manuel Lucena. Foi um dos fundadores da revista O Tempo e o Modo e fez parte da Frente Patriótica de Libertação Nacional, que dirigiu, até 1968.

2017 - A FIFA amplia a nível mundial, durante três anos, a sanção de interdição de participação em atividades relacionadas com futebol, imposta pela Comissão Disciplinar da Confederação Asiática de Futebol ao secretário-geral da Federação de Futebol de Timor-Leste, Amândio de Araújo Sarmento, considerado culpado de usar documentos falsos para regularizar jogadores brasileiros.

- Morre, aos 89 anos, Roger Walkowiak, o mais antigo campeão da Volta a França em bicicleta.

- Morre, com 57 anos, Viktor Chanov, guarda-redes da antiga União Soviética e do Dinamo de Kiev.

2019 - O Governo aprova o diploma da transferência de competências para as freguesias, no âmbito do processo de descentralização para as autarquias e entidades intermunicipais.

- Morre, aos 92 anos, John Dingell, o congressista que mais tempo esteve no Congresso norte-americano.

- Morre, com 91 anos, a atriz Cremilda Gil.

- Morre, aos 82 anos, o ator britânico Albert Finney.

2020 - Morre Li Wenliang, o médico oftalmologista chinês que alertou para a existência de um surto de um novo coronavírus.

- É sorteado o primeiro Super Jackpot Mínimo Garantido de 130 milhões de euros do novo Euromilhões, na sequência de uma reformulação dos prémios acordada por 10 operadores europeus.

- Morre, aos 83 anos, João Malaca Casteleiro, linguista português, figura central na elaboração do novo Acordo Ortográfico.

- Morre, aos 91 anos, Orson Bean (Dallas Frederick Burrows), ator e comediante norte-americano.

2022 - Pelo menos 10 membros da Comissão Política Nacional do PAN (Pessoas-Animais-Natureza) apresentam a demissão daquele órgão, entre os quais o deputado Nelson Silva e os porta-vozes regionais dos Açores e Madeira, alegando "asfixia democrática interna".

- Morre Douglas Trumbull, artista e realizador norte-americano, um dos responsáveis pelos efeitos visuais inovadores de vários filmes de ficção científica, como "2001: Odisseia no Espaço" (1968) e "Blade Runner -- Perigo Iminente" (1982). Tinha 79 anos.

PENSAMENTO DO DIA

Para cá da queda do corpo e da abalada da alma, fica a obra e o que de vida presente sempre dela se depreende". Sebastião da Gama (1924-52), escritor, poeta e professor português Sebastião da Gama (1924-52), escritor, poeta e professor português


Este é o trigésimo oitavo dia do ano. Faltam 327 dias para o termo de 2023.