Turismo Madeira

Novo posto de informação turística da Madeira em Lisboa custará mais de 200 mil euros

None

Foram autorizados os encargos orçamentais relativamente à empreitada para a execução de obra para a criação de um posto de informação turística da Madeira em Lisboa, no montante total de 201.580,00 mil euros. A informação foi divulgada na passada quarta-feira, 8 de Fevereiro, pelo Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (JORAM).

Ao que foi possível aferir, o novo posto estará localizado no Chiado, mesmo no centro da capital portuguesa. Ainda assim, não foi possível confirmar quando é que estará construído ou disponível.

De acordo com a Direcção Regional de Estatísticas, numa estimativa rápida da actividade turística na Região Autónoma da Madeira, relativamente aos dados preliminares de Dezembro de 2022, houve um aumento de 63,9% de turistas residentes em Portugal continental. Já no acumular do ano, 1.803.638 portugueses estiveram de férias na Região, um aumento de 48,1% face ao ano de 2021.

Esta não é a primeira vez que a Direcção Regional do Turismo, tutelada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, investe num posto turístico fora da Região, aliás fazem 14 anos desde que foi fechado um ‘posto’. Corria o ano de 2009, quando a Madeira encerrou o posto de informações turísticas em Lisboa, com atendimento ao público no Palácio Foz, na Praça dos Restauradores.

Ainda chegou a ser feito um posto na Avenida 5 de Outubro, numa loja de rés-do-chão, cedida pelo Banif, e um 'quiosque' na Avenida Novas, mas que ao que foi possível aferir encerrou na altura da pandemia. 

Actualmente existem nove postos de informação turística distribuídos pela Região: no Funchal é possível encontrar na Estrada Monumental, na Avenida Arriaga e na Gare Marítima da Madeira, na Pontinha, que só funciona quando existem navios cruzeiros. Em Santa Cruz existe um posto também no Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo. E os concelhos do Porto Moniz, Ponta do Sol, Ribeira Brava e Santana contam também, cada um, com um posto de turismo. Já no que diz respeito à Ilha Dourada, é possível encontrar um posto de informação turística na Avenida Dr. Manuel Gregório Pestana Júnior. Assim, este novo posto de informação em Lisboa será o único localizado fora da Região.